Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Willian de Avilla Silveira
Título: Ferramenta de ensino de programação de hardware utilizando Scratch
 
Conclusão:
O presente trabalho teve como objetivo principal disponibilizar uma ferramenta que
permita um hardware com ARMBasic Embarcado executar códigos enviados por meio de um
compilador. Para tal foi desenvolvido um editor gráfico por meio da API Blockly. O editor
permite traduzir uma representação intermediária gerada a partir do programa de blocos para
código em linguagem ARMBasic, suportado pelo hardware. O desenvolvimento do editor
gráfico demonstrou ser um desafio em relação à estrutura de arquivos, devido à complexidade
para interpretar os dados que são dispostos entre os arquivos JavaScript.
O trabalho atingiu os objetivos de gerar código coerente, carregar um programa na
memória do hardware, processar as entradas e produzir saídas conforme o esperado. Também
foi criada uma documentação detalhada da criação de uma nova linguagem e de novos blocos
para que assim fosse possível extensões. Não há grande complexidade em adicionar novas
instruções, geradores de linguagens e novos blocos. O Blockly, mesmo que sendo uma API
livre, atendeu muito bem ao desenvolvimento da ferramenta, fornecendo todas as funções
necessárias. Os elogios da empresa Coridium quanto à interface deixaram claros que um
ambiente gráfico com recurso de arrastar e soltar facilita a criação da lógica.
Este trabalho foi relevante por mostrar a possibilidade de implementar uma ferramenta
visual com tecnologias livres e hardwares de fácil acesso. Também contribuiu para mostrar a
possibilidade desse tipo de sistema ser desenvolvido para ser utilizado em minicomputadores
de propósito geral. Os testes apresentaram resultados satisfatórios e pode-se concluir que os
objetivos propostos foram alcançados.