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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paulo Felipe Piva dos Santos
Título: PICLINK: um jogo de aprendizagem musical
 
Introdução:
A arte acompanhou o início da humanidade como uma forma de expressar nossos sentimentos, e dentre as
primeiras formas de arte, se encontra a música. Segundo Alencar (2019, p. 1) há indícios de que desde a pré-história já
se produzia música, provavelmente como consequência da observação dos sons da natureza. O termo música surgiu na
Grécia antiga, que, de acordo com Alencar (2019), significa, basicamente, uma sucessão de sons, intermediados por
curtos períodos de silêncio, organizada ao longo de um determinado tempo.
Araujo (2019, p. 1) define a música como uma forma de combinar sons com o silencio. Ainda segundo o autor,
se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida.
De acordo com Araujo (2019) foi com os gregos que surgiu teoria musical. As notas eram representadas com letras do
alfabeto. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o
universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos (ARAUJO, 2019, p.1).
Segundo Fritz Dobbert (2017, p. 1), nos dias de hoje para aprender música deve-se começar muito cedo, visto
que pode-se demorar muitos anos para aprender a leitura das partituras e ainda mais tempo para adquirir a capacidade
de percepção das notas musicais. Todos aplaudem e invejam os músicos que conseguem “tirar de ouvido” qualquer
música, acompanhar um cantor sem nem mesmo ter estudado a partitura ou improvisar de forma interessante dentro de
determinada linguagem musical (FRITZ DOBBERT, 2017, p. 1). Ainda segundo o autor, a percepção musical é a
capacidade de poder identificar a nota musical presente em determinados sons. De acordo com Fritz Dobbert (2017),
essa capacidade é “essencial para o desenvolvimento do musicista”.
Ferreira (2011, p. 1) destaca que para auxiliar no desenvolvimento da percepção musical existem diversos
simuladores e exercícios feitos nas aulas e também em sites da internet. Muitos desses sites apresentam um som e
pedem para o usuário descubra qual foi a nota tocada e assim o aluno memoriza os sons relacionados com as notas.
Segundo o autor, essa forma de aprendizado tem seus pontos fortes e fracos, porém para alunos de menor idade pode ser
estressante e o aprendizado pode ser lento. Para facilitar este processo, Ferreira (2011) destaca que jogos são utilizados
em várias áreas para acelerar o aprendizado. Então, por que não os utilizar na música? (FERREIRA, 2011, p. 1).
Diante deste contexto, e da falta de alternativas lúdicas, este trabalho apresenta o desenvolvimento do jogo
Piclink. No jogo o usuário deverá formar ligações entre os “blocos” das fases para montar um caminho até a saída.
Nesse caminho estarão espalhados sons que o jogador deverá juntar para formar a frase musical da fase. Cada fase tem
uma música única e é possível ouvir em duas velocidades. Com estas características, o jogo exercita o raciocínio lógico
e a percepção musical de forma lúdica e voltado para a aprendizagem de música.