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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matheus Navarro Nienow
Título: CidadaniaAR: Jogo de puzzle utilizando realidade aumentada com ilusão de ótica
 
Introdução:
Atualmente, a tecnologia está diretamente ligada a diversos aspectos da vida das pessoas, incluindo o lazer e a
educação. Em 2018, os videogames geraram 137,9 bilhões de dólares (NEWZOO, 2019) enquanto o cinema gerou 136
bilhões de dólares (IBISWORLD, 2018) e a música gerou 19,1 bilhões de dólares (IFIP, 2019). Com base nisso pode-se
afirmar que a indústria de videogames é a mais lucrativa dentre as indústrias do entretenimento. Dos 137,9 bilhões de
dólares, 51% são decorrentes de jogos para tablets e smartphones, o que mostra o tamanho e potencial do mercado móvel
(NEWZOO, 2019).
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia derivada da Realidade Virtual (RV) que ao invés de substituir o
mundo real por um virtual, mistura ambos, sobrepondo objetos virtuais ao mundo real (AZUMA, 1997). Essa tecnologia
está fortemente ligada ao mercado de dispositivos móveis pela praticidade de utilização de aplicações do tipo e permite
que jogos inovadores sejam criados, possibilitando diferentes formas de interação com as ferramentas. Isso abre um leque
de possibilidades para a integração da realidade aumentada na educação.
Segundo Newzoo (2019), “jogos” é a segunda maior categoria de aplicativos de RA da plataforma iOS, com 17%
do total de aplicativos, estando atrás apenas da categoria “entretenimento”, com 20% do total de aplicativos da plataforma
em 2018. Isso mostra a popularidade e alcance dos games no mercado de RA.
Nos últimos anos houve um aumento considerável na quantidade de ferramentas e jogos utilizando RA criados
para auxiliar na educação, instigando a curiosidade, lógica e outros fatores. Ainda assim, é preciso buscar inovações na
jogabilidade e nas mecânicas empregadas nestes jogos para atrair e manter a atenção do jogador e para que o instigue a
pensar de formas inusitadas na resolução dos problemas. Com base nisto, este trabalho tem por objetivo construir um jogo
para plataformas móveis com Realidade Aumentada que faça uso de mecânicas de jogabilidade baseadas na ilusão de
ótica. Os objetivos específicos são: utilizar ilusão de ótica como mecânica principal do jogo; criar um sistema de interação
com o jogo utilizando elementos do mundo real ao invés de menus na tela; incorporar o tema de reciclagem no jogo.