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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Matheus Navarro Nienow
Título: CidadaniaAR: Jogo de puzzle utilizando realidade aumentada com ilusão de ótica
 
Conclusão:
Com base nos resultados obtidos, o jogo alcançou seu objetivo de utilizar a RA para criar mecânicas de
jogabilidades baseadas na ilusão de ótica. O objetivo específico de criar um sistema de interação com o jogo utilizando
elementos do mundo real foi alcançado com a necessidade de movimentação do dispositivo e/ou do marcador para
completar as tarefas do jogo. A incorporação do tema de reciclagem no jogo se mostrou satisfatória, incluindo uma
avaliação positiva de uma professora indicando que o jogo pode ser uma ótima ferramenta de fixação de matéria para
crianças. As funcionalidades do jogo funcionaram de acordo com o esperado.
O Unity se mostrou uma ótima ferramenta e atendeu a todos as necessidades do desenvolvimento do jogo. A
utilização da linguagem C# fez com que a curva de aprendizagem do Unity fosse baixa, enquanto a grande comunidade
do Unity facilitou a solução de problemas durante o desenvolvimento. O Vuforia é uma ótima biblioteca para a criação
de aplicações em RA, sendo bastante simples, intuitiva e eficiente. O Blender foi capaz de atender as necessidades de
customização do jogo em relação aos modelos 3D utilizados.
Apesar do sucesso e alcance dos objetivos propostos, foram identificadas possibilidades para a continuação e
extensão da pesquisa deste projeto:
a) incrementar a quantidade de níveis;
b) adicionar puzzles que utilizam outras ilusões de ótica;
c) adicionar puzzles que utilizem marcadores adicionais para sua resolução;
d) adicionar efeitos sonoros e músicas;
e) aplicar e avaliar o desempenho do jogo no auxílio do tema em turmas do ensino fundamental;
f) incorporar outros temas, como conscientização no trânsito.
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