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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matheus Adriano Pereira
Título: Aprendizado de LIBRAS autodidata
 
Introdução:
A comunicação permite-se transmitir ideias, mensagens, sentimentos e emoções, podendo influenciar pessoas
que, por sua vez, reagirá de acordo com suas crenças, valores, história de vida e cultura (SILVA et al., 2000). A
comunicação sendo algo tão importante no dia-a-dia, nem todos se comunicam da mesma forma. Como pode ser
observado no censo de 2009 (IBGE, 2012) no Brasil existem cerca de 9,7 milhões de pessoas com algum tipo de
deficiência auditiva, sendo cerca de 345 mil dessas são surdas, e sua forma de comunicação é a partir da LÍngua
BRAsileira de Sinais (Libras).
Libras se constitui em uma língua que possibilita comunicação aos seus usuários de todas as formas de ideias,
sejam elas sutis, complexas ou abstratas, bem como a discussão de assuntos de variadas áreas pessoais e interpessoais
(CARVALHO; TAVARES, 2010). Porém nem sempre o usuário consegue se comunicar. Segundo Lacerda (2006, p.
117), o aluno surdo é como um estrangeiro que tem acesso a conhecimentos de modo diverso dos demais e se mantém
isolado. “A questão da língua é fundamental, pois, sem ela, as relações mais aprofundadas são impossíveis, não se pode
falar de sentimentos, de emoções, de dúvidas, de pontos de vista diversos [...]” (LACERDA, 2006, p. 117).
Para diminuir este isolamento deve acontecer mudanças. Luz (2013) propõe essas questões: “quem ou o que
deveria mudar? Onde exatamente estaria localizada a deficiência? Nos filhos? Nos pais? Nos surdos que preferem estar
com outros surdos? Na sociedade? No poder público? Na legislação? Em todos?” (LUZ, 2013, p.200). Para uma
mudança na sociedade é necessário interesse no aprendizado de Libras por parte dela. Esse interesse poderia ser
despertado por meios digitais já na fase escolar. Pois segundo pesquisa realizada na universidade John Hopkins
(LEHMANN et al., 1999), verificou-se que o uso de meios digitais aumentou a satisfação do aluno com o laboratório,
também aumentando a predisposição para o estudo da disciplina.
Uma mídia digital que recentemente vem sendo explorada para aprendizado é a Realidade virtual. O LibrAR
(SILVA, 2018) utiliza realidade virtual para o auxílio no ensino de Libras para aumentar a interatividade (no módulo
Aprender os Sinais). O LibrAR também possui os módulos Jogo Associativo e Jogo de Raciocínio
Rápido, que apresentam os conceitos básicos e treinos utilizando realidade aumentada. Outro exemplo de mídia digital
que pode ser usado com alunos é leitores de movimentos. Treinamentos auxiliados por dispositivos de realidade virtual
e reconhecimento de sinais possibilitam realismo e percepção de imersão (XU, 2006). Uma das formas de aumentar a
percepção da imersão pode ser obtida utilizando o equipamento Leap Motion. Pois segundo a empresa Ultraleap Ltd
(2019a, p. 1 tradução nossa), “Suas mãos são a interface universal original. Com o nosso acompanhamento de mãos
sem precedentes, você pode alcançar a realidade virtual e aumentada para interagir com novos mundos”.
Diante do exposto se desenvolveu uma extensão do software LibrAR (SILVA, 2018), que tinha como objetivo
auxiliar no ensino de Libras. Integrando com o hardware Leap Motion para reconhecimento dos sinais de Libras. Esta
extensão permitirá aos usuários treinarem de forma prática os conceitos aprendidos, utilizando o hardware Leap Motion.
Este trabalho tem como objetivos auxiliar no aprendizado de Libras, possibilitando o profissional de Libras
cadastrar sinais que serão usados para treino do aluno. Os objetivos específicos são: disponibilizar ao usuário animações
que explicam os conceitos básicos da Libras; disponibilizar uma ferramenta ao profissional de Libras que permitirá
cadastrar e definir os critérios de aceitação do sinal; permitir que os usuários treinem suas configurações de mão na
reprodução do sinal de Libras de acordo com os critérios estabelecidos pelo profissional de Libras.