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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriela Bonifácio de Sena
Título: Aplicativo Android de caderno ortográfico utilizando reconhecimento de escrita
 
Introdução:
Com a tecnologia é possível investir em estudos para a aplicação de tecnologias de
informação em ambientes educacionais, assim como em estudos de como introduzir a
tecnologia e seus benefícios na fase de alfabetização das crianças. Conforme Andrade (2011,
p.7) “O desenvolvimento cognitivo do ser humano está sendo mediado por dispositivos
tecnológicos, onde as novas tecnologias da informação e comunicação estão ampliando o
potencial humano.”.
Alfabetizar tem por objetivo o domínio do sistema alfabético e ortográfico
(KLEIMAN, 2005), e conforme Cruz e Albuquerque (2012, p.13), “é uma tarefa complexa,
mas é possível ensinar e aprender a ler e a escrever por meio de brincadeiras que estimulem a
reflexão sobre o Sistema de Escrita Alfabética (SEA).”. Para alfabetizar é possível utilizar
inúmeros recursos como exercícios repetitivos de codificação e decodificação da língua
escrita (BARBOSA et al., 2017), brincadeiras, quadro-de-giz, ilustrações, livros didáticos e
quaisquer outros recursos pedagógicos (KLEIMAN, 2005).
Uma pesquisa realizada pela Avazu Inc (2016) revela que mais de sessenta e quatro
milhões de brasileiros possuem celular e que o sistema operacional Android é utilizado em
noventa por cento dos dispositivos móveis no Brasil. Em maio de 2017 a empresa Google
anunciou o marco de mais de dois bilhões de dispositivos Android ativos no mundo (BURKE,
2017). O sistema operacional não é utilizado somente em celular, mas também em relógios,
carros, televisões, chromebooks e na internet das coisas. Com esses números esse sistema
operacional é um dos recursos tecnológicos de dispositivos móveis com maior alcance no
Brasil e no mundo.
Diante do exposto, esse trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo
Android que visa auxiliar crianças no período de alfabetização a treinarem a grafia das letras.
Essa ferramenta permite que a criança visualize uma letra e submeta a uma avaliação de
reconhecimento de caractere um desenho realizado na tela do dispositivo móvel.