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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Lopes Escobar
Título: Aplicativo para reconhecimento de curvas de nível e geração de modelos 3D
 
Introdução:
Nos dias atuais o uso de computadores e dispositivos móveis estão comuns na vida das pessoas, as vezes
tornando-se indispensáveis. Outro fator a ser percebido é a facilidade que crianças têm em aprender e se adaptar com as
novas tecnologias. Com a evolução dos softwares cada vez há mais interfaces intuitivas podendo se tornar uma
poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem. A aplicação de Tecnologias da Informação e materiais digitais em sala
de aula permite o professor criar novas estratégias pedagógicas para motivar e favorecer o aprendizado do aluno
(BRAGA; PIMENTEL; DOTTA, 2013). Além da tecnologia facilitar tarefas do cotidiano das pessoas, surge aí uma
nova possibilidade de transformar essa evolução tecnológica em benefícios para ensino e educação. Além disso, Freire
(1997, p. 25) afirmava que “[...] ensinar não é apenas transferir conhecimento, mas sim criar as possibilidades para sua
produção ou a sua construção”.
O grande avanço tecnológico atual, as redes de computadores, em especial a internet que permite
conectar pessoas espalhadas pelo mundo todo, tem sido o novo impulso e a nova promessa em
direção ao uso da tecnologia de computadores para um entendimento mais amplo de educação e da
consciência de sermos “cidadãos do mundo”. A tecnologia de redes de computadores viabiliza
funções em que não só os estudantes, mas os próprios professores possam desenvolver suas atividades
de modo colaborativo. (VALENTE, 1999, p. 49).
As matérias escolares que envolvem elementos do mundo físico nem sempre são fáceis de ensinar com
métodos teóricos sendo mais relevante utilizar objetos do mundo real ou softwares que podem proporcionar melhor
compreensão para alunos, aplicando o ensino dessas matérias em uma abordagem mais interessante. Um exemplo seria
o ensino de curvas de nível em mapas topográficos para representar relevos, morros e montes. Nem todos alunos têm
capacidade de abstrair e vincular o teórico com o mundo real.
Esta noção de altitude nem sempre é aprendida nos mapas em que o relevo é apresentado pela
hipsometria e/ou curvas de nível, em decorrência do fato de que nas séries iniciais do 1.o grau os
alunos ainda apresentarem-se com um nível de abstração em desenvolvimento, incipientes para
compreender a representação de elementos tridimensionais em superfícies planas (mapas).
(SIMIELLI et al., 1992, p. 6).
Diante deste cenário, o objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para reconhecimento de Curvas de
Nível desenhado em uma folha de papel em branco podendo ser exportado para uma impressora 3D, na qual pode ser
utilizado como ferramenta de apoio para o ensino básico. Os objetivos específicos são: fazer reconhecimentos de curvas
de nível através de uma imagem digital criada pelo usuário; transformar a imagem 2D em uma renderização de relevo
em 3D podendo ser visualizado em diferentes ângulos; criar mapa de altimetria aplicando diferentes cores sobre o
terreno conforme a altura; simular inundação do terreno ao aplicar determinado nível de água; exportar arquivo em
formato Object File Wavefront 3D (OBJ) que será possível ser visualizado em softwares Computer Aided Design
(CAD) e também ser impresso em 3D.