Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Resumo
 
 
Acadêmico(a): Rafael Lopes Escobar
Título: Aplicativo para reconhecimento de curvas de nível e geração de modelos 3D
 
Resumo:
Este artigo descreve o desenvolvimento de um aplicativo que cria uma visualização de um relevo
3D através de um desenho em papel feito por uma pessoa. O seu objetivo principal é auxiliar a
aprendizagem de alunos quanto ao assunto de topografia e curvas de nível. A interface foi construída com a
ferramenta Unity e scripts em C#. Para realizar o reconhecimento e processamento da imagem criada pelo
usuário utilizou-se a biblioteca OpenCV e a aplicação foi desenvolvida para ser executada na plataforma
Android. Para avaliar a viabilidade da aplicação foi realizado um teste com uma professora de
Geografia/Arquitetura. O aplicativo alcançou o resultado esperado e é capaz de identificar e representar
corretamente o relevo 3D a partir de uma imagem 2D criada pelo usuário, desde que o ambiente esteja bem
luminado e evite sombras ao capturar a imagem. Sendo assim é possível utilizar o aplicativo em salas de
aula como ferramenta de auxílio no ensino dos alunos desde que observe as limitações do aplicativo.