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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Rafael Diegoli
Título: ListAR: biblioteca para listagem de objetos e interface de usuário em realidade aumentada
 
Introdução:
Na Realidade Aumentada (RA) o real e o virtual se mesclam em camadas, melhorando as interações dos
usuários com as informações digitais, o que tem levado à expansão da utilização da realidade aumentada em muitos
domínios (ZANDOMENEGUI, 2014 p. 264). "A realidade aumentada mistura em tempo real, objetos virtuais
tridimensionais gerados por computador com elementos do ambiente físico" (RODRIGUES; SATO; BOTEGA, 2012 p.
1). "[...] Com o mesmo objetivo da RA, as interfaces tangíveis visam contribuir para o processo interativo por meio de
objetos físicos reais, toques e marcadores, utilizados como coleção de entradas no sistema" (RODRIGUES; SATO;
BOTEGA, 2012 p. 1).
"Atualmente há maior facilidade na adoção da RA, devido à evolução de microprocessadores mais velozes e
novas tecnologias de placas de vídeo, que permitem camadas de imagens e o suporte necessário para a formação de
imagens em 3D [...]" (ZANDOMENEGUI, 2014 p. 277). A fácil adesão à realidade aumentada por parte dos
desenvolvedores e também usuários, permitiu o seu uso em diversas áreas: na publicidade, entretenimento, turismo,
vendas imobiliárias, museologia, educação, medicina, fisioterapia, arquitetura, teleoperação de robôs, aviação militar,
engenharia, treinamento para manutenção de aeronaves, devendo-se a isto o seu potencial para a simulação
(ZANDOMENEGUI, 2014 p. 277).
Alguns aplicativos que empregam essas tecnologias em conjunto, desejam disponibilizar ao usuário a chance de
visualizar e manipular diversos objetos virtuais diferentes, optando pela criação de um marcador o qual mantém uma
lista com esses objetos. Ou até mesmo possibilitar a expansão da área de interação do usuário para o mundo real através
de interfaces tangíveis. Em contraste com interfaces tradicionais limitadas à área da tela do dispositivo utilizado, que
por sua vez, podem disputar espaço em tela e desviar o foco dos principais atrativos do aplicativo.
Embora exista o kit de desenvolvimento de software (SDK) Vuforia que em conjunto com a engine de jogos
Unity facilitam o desenvolvimento de aplicativos com RA, componentes que auxiliem na criação de aplicativos com
interfaces tangíveis com RA ainda são escassos. O que pode obrigar os desenvolvedores a reinventarem as mesmas
funcionalidades ou retirá-las durante o desenvolvimento da aplicação.
Diante do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho é disponibilizar uma biblioteca que abstraia a
funcionalidade de expor objetos virtuais em forma de lista e o uso de componentes para construção de interfaces de
usuário tangíveis. Os objetivos específicos são:
a) permitir ao desenvolvedor expor objetos virtuais além de adicionar e remover itens de forma dinâmica em
tempo de execução;
b) disponibilizar componentes reutilizáveis para interface de usuário no espaço RA;
c) desenvolver os componentes de forma que possam ser utilizados em conjunto ou individualmente