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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Rafael Diegoli
Título: ListAR: biblioteca para listagem de objetos e interface de usuário em realidade aumentada
 
Conclusão:
Diante dos resultados apresentados conclui-se que a biblioteca ListAR atingiu os objetivos pretendidos, tanto
os testes com os desenvolvedores quanto os testes com usuários finais obtiveram retornos positivos. As sugestões feitas
pelos alunos bolsistas do curso de Ciência da Computação que realizaram as atividades propostas apontam que a
biblioteca pode ser utilizada, mesmo que ainda existam algumas melhorias a se fazer para atingir os requisitos
necessários para publicação na loja de Assets do Unity. O aplicativo desenvolvido também se mostrou relevante, pois
além de exaltar os efeitos positivos da tecnologia bem aplicada na educação mostrou também que os componentes da
interface tangível são equiparáveis aos da interface tradicional, proporcionando ainda uma experiência de usuário
diferenciada.
Embora os resultados gerais sejam positivos e os objetivos tenham sido alcançados, existem diversos aspectos
ainda a melhorar. A interação com o marcador de Cubo recebeu boas avaliações mas no entanto foi insatisfatória, pois
durante os testes os alunos eram livres para optarem como navegar pelas imagens da lista na segunda fase do jogo, e
percebeu-se que apenas uma dupla preferiu utilizar o cubo ao invés dos botões. A proposta do Cubo de ser uma
alternativa para navegar rapidamente pelos itens da lista não foi alcançada totalmente devida sua instabilidade ao ser
acionado pelo Box Collider da área especificada. Por fim, muitos aspectos internos da biblioteca, como a relação
entre os scripts e os componentes, e a configuração deles na cena do aplicativo não estão muito sugestivos, podendo
causar certa dificuldade ou confusão aos desenvolvedores que pretendem utilizar alguns componentes específicos da
biblioteca. As possíveis extensões averiguadas durante o desenvolvimento deste projeto são:
a) reformular a interação do marcador de cubo a fim de estabilizar sua ativação e melhorar sua usabilidade;
b) investigar uma possível solução para evitar a reinicialização do Vuforia ou abstraí-la nos componentes
afetados;
c) criação de scripts de editor na tentativa de melhorar a experiência do desenvolvedor ao configurar os
componentes na cena do aplicativo;
d) inclusão de novos componentes de tela para o módulo de interface como, por exemplo um selecionador de
data e hora;
e) aprimoramento dos componentes de tela existentes no módulo de interface, por exemplo ao manter
pressionado um botão repetir a ação vinculada a cada fração de tempo;
f) adição de novos tipos de interação para o módulo de lista, por exemplo permitir visualizar diversas
animações diferentes para um mesmo item.