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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Flávio Omar Losada
Título: AQUÁRIO VIRTUAL: simulador de ecossistema utilizando interface de usuário tangível
 
Introdução:
Nos dias de hoje, com avanço significativo da tecnologia e smartphones, tablets e computadores pessoais muito
mais acessíveis, nota-se que estas tecnologias estão muito mais presentes no crescimento das crianças. De acordo com
Fernandes (2018, p. 1) “Logo após o nascimento, muitas crianças em contexto urbano são inseridas em um espaço
tecnológico, desenvolvendo-se nesse ambiente povoado por aparatos digitais.”. Uma vez que este tipo de tecnologia é
acessível às crianças, tem-se buscado cada vez mais utilizá-las de forma educacional, para auxílio em atividades de ensino.
Conforme Mattei (2013, p. 2), o “[...] uso adequado, oportuniza o desenvolvimento e a organização na construção do
pensamento, bem como, desperta o interesse e a curiosidade dos alunos. [...]”.
Uma das formas de trabalhar no ambiente educacional utilizando tecnologia é abordar o recurso de IUT -
Interface de Usuário Tangível - do inglês, TUI - Tangible User Interface. A IUT permite que o ambiente real e o ambiente
virtual estejam diretamente conectados. Nunes, Radicchi e Botega (2011, p. 27) descrevem IUT como “aquelas que
compreendem interações realizadas em artefatos físicos, como estímulos para interferir no contexto e representações de
informação digital”, ou seja, interações realizadas no ambiente real impactam no ambiente virtual em questão. As
vantagens de se utilizar IUT é que as crianças aprendem em sua forma natural, utilizando vários sentidos (audição, tato e
visão) em um processo construtivo. Aumenta a acessibilidade para crianças mais novas e instiga o trabalho em equipe,
pois permite que mais de uma criança possa interagir (ZUCKERMAN; ARIDA; RESNICK, 2005).
Ainda no ambiente educacional, pode-se utilizar de jogos e simuladores para uma aprendizagem diferenciada e
dinâmica. Um jogo pode gerar diversão e motivar as pessoas a aprender. Através de jogos baseados em regras,
direcionados a objetivos, interativos e desafiadores em ambientes de simulação dinâmica e participativa é possível atingir
a motivação e diversão (HSIAO, 2007). Portanto o desenvolvimento de um simulador de ecossistema permite a
exploração de diversos acontecimentos em um único local. Um simulador baseado em aquário proporciona ideias sobre
como manter os peixes, mudanças de temperatura e luminosidade, poluição, entre outros itens que instigam a atenção e
motivação.
O objetivo deste projeto consistiu em construir um simulador de ecossistema baseado em um aquário onde os
controles sobre este simulador são feitos a partir de recursos de IUT, utilizando sensores e atuadores como entradas para
modificar o estado do aquário virtual. Os objetivos específicos são: aprimorar um aquário virtual desenvolvido na
plataforma Unity, incluindo interações do usuário e comportamentos reativos; facilitar a comunicação entre o kit de IUT
e o aquário virtual por meio de classes que podem ser disponibilizadas; permitir mudanças dinâmicas no ecossistema do
aquário instigando a percepção e reação através das interações com o simulador.