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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Deivid Francisco Weber Cachoeira
Título: Sistema de recomendação colaborativo de séries
 
Introdução:
Na era da tecnologia e inovação é natural que a rede mundial de computadores, como veículo de informação, conecte pessoas do mundo inteiro facilitando o acesso e compartilhamento de produtos audiovisuais de modo que seja usada por muitos usuários como meio para assistir seus filmes e programas favoritos (LIMA, 2013, p.6). Woinarski et al. (2016, p.1) destaca que “O consumo das séries é algo que mudou nos últimos tempos devido as transformações tecnológicas. As mudanças de velocidade da internet, aumento de cobertura de televisão por assinatura [...], transformaram o hábito de entretenimentos da população brasileira.”. As redes sociais mudaram a forma do telespectador utilizar a televisão. Em um mundo digitalizado, em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, assistir séries televisivas tornou-se uma experiência coletiva e de fato isso ajuda até os produtores a entenderem sua audiência (ANTEPROJETO, 2014). Dessa forma, a televisão tem cada vez investido mais em telespectadores internautas, promovendo hashtags e exibindo comentários (ANTEPROJETO, 2014). Com a crescente utilização das redes sociais para compartilhamento e conexão de usuários, fica claro o que Oliveira (2013) exemplifica: Utilizando por exemplo de um aparelho móvel de telefonia conectado à internet sem fio qualquer pessoa que estivesse em meio aos protestos poderia fazer uma filmagem, uma foto ou um texto e publicar em tempo real em sua rede social, fazendo com que seus amigos virtuais ficassem informados, podendo os mesmos compartilharem as informações em suas próprias páginas, fazendo com que mais pessoas tivessem acesso às informações. (OLIVEIRA, 2013, p. 7). Segundo IBGE (2017), a grande utilização dos smartphones teve seu ápice em 2014, na qual pela primeira vez no Brasil o acesso à internet via microcomputadores recuou de 88,4% para 76,6%. Por outro lado, a proporção de acessos via telefone celular ultrapassou o acesso via computadores, tendo um salto de 53,6% para 80,4% (IBGE, 2017). Também em 2014 cerca de 136,6 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade tinham telefone celular para uso pessoal, o que corresponde a 77,9% da população nessa faixa etária, tendo um aumento de 142,8% em relação a 2005 (IBGE, 2017). Tendo em vista o alto índice de utilização dos smartphones, das redes sociais e o elevado consumo de séries televisivas na atualidade, esse trabalho tem como escopo apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta móvel que possibilite gerenciar séries e conectar usuários. Além disso, tem-se o objetivo de possibilitar a recomendação de séries através da colaboração entre os usuários do aplicativo, bem como criar um ranking dos usuários conectados, fundamentado nas séries assistidas pelo usuário.