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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Deivid Francisco Weber Cachoeira
Título: Sistema de recomendação colaborativo de séries
 
Conclusão:
Neste trabalho foi apresentado o desenvolvimento de um sistema híbrido para permitir o gerenciamento de séries de forma colaborativa. Pode-se afirmar que os objetivos do trabalho foram alcançados. O primeiro objetivo específico era auxiliar na identificação do padrão de séries que o usuário gosta e recomendar novas séries do mesmo gênero. Esse objetivo foi alcançado com a criação de uma rotina que envia por notificação uma recomendação de série ao usuário com base no gênero que ele possui mais séries favoritas. A criação do sistema web contempla o segundo objetivo específico, que era disponibilizar interface web administrativa por meio de um sistema web para gestão das séries. Os testes realizados com a ferramenta Browsera atestaram que o sistema web está apto, em questões de performance, para realizar a gestão dos cadastros necessários para o aplicativo. O terceiro objetivo específico desse trabalho era fornecer uma interface que instigue os usuários a compartilhar e recomendar séries. Esse objetivo foi alcançado com base nos questionários aplicados com usuários. Entretanto, com os resultados dos questionários foi possível atestar que ainda há necessidade de melhora em alguns quesitos. O tópico de tolerância que visa avaliar a recuperação de erros é um exemplo de funcionalidade a ser adicionada para atender os padrões exigidos. O quarto objetivo específico foi alcançado com a criação de um ranking dos usuários, em que é possível visualizar a pontuação total. Esse objetivo específico tinha como alvo avaliar o engajamento no uso do aplicativo por meio de um ranking de usuários aplicando o conceito de gamefication. A técnica de gamefication não foi utilizada somente na criação do ranking, essa mesma técnica foi utilizada para a funcionalidade de conquistas. Para o desenvolvimento de ambas as plataformas, web e móvel, foi utilizado a ferramenta de desenvolvimento Genexus, gerando código-fonte para a linguagem C#, na qual não foram encontradas dificuldades de uso devido a conhecimento prévio sobre a tecnologia. Para auxiliar na criação das telas do sistema web foi utilizado o pattern WorkWithPlus. Ainda, auxiliando a criação das telas do aplicativo foi utilizado o pattern SmartDevicePlus. Os testes e apresentações do aplicativo a usuários, visando as respostas dos questionários, foram possíveis devido a hospedagem do sistema no servidor da empresa Intelligence for Inovation, sendo este disponibilizado de forma gratuita. Essa hospedagem foi importante e possibilitou que o aplicativo conseguisse a integração com a API de login do Google, devido a necessidade de endereço de IP fixo. As maiores dificuldades para o desenvolvimento desse trabalho foram a falta de experiência em criação de leiautes para aplicativos móveis, o que resultou em tempo dedicado a ajustes de leiaute. O processo de integração da ferramenta de autenticação GAM com a API de login do Google também foi uma dificuldade encontrada nesse trabalho, devido à complexidade da ferramenta de autenticação GAM e falta de experiência com a API de login do Google. Como contribuição social, o desenvolvimento desse trabalho almeja que os usuários tenham acesso a uma ferramenta que possibilite a gestão de séries de forma colaborativa. Dessa forma, o aplicativo não visa somente a utilização para gerenciar suas séries e episódios, mas também como meio para interação com outros usuários possibilitando a comunicação e cooperação entre eles. Como limitações tem-se a falta de um servidor dedicado a aplicação, o que causou certa lentidão em alguns momentos. Assim como a falta da funcionalidade de recuperação de senha e de erros, tanto no sistema web como no aplicativo móvel.