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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Babiton Rangel Pacher
Título: Sistema de vendas: melhoria no processo de vendas das máquinas de café expresso na empresa sociedade do café
 
Introdução:
Atualmente a empresa Sociedade do Café não possui uma ferramenta para auxiliar o vendedor na venda de máquinas de café expresso. Para o vendedor determinar qual o equipamento a ser utilizado no cliente, tem que avaliar a demanda de consumo a ser atendida e quais são as bebidas que o cliente deseja consumir. Também é necessária a definição do modelo de negócio do cliente na distribuição das bebidas, se é distribuição livre, cota ou cobrança. Com estas informações o vendedor encaminha a potencial venda ao gerente para avaliação e aprovação da venda. Com este modelo de negócios adotado no processo de venda, a empresa encontra 30% dos contratos gerando retrabalhos, prejudicando o desempenho do setor de vendas e prejudicando a rotina de trabalho de seus colaboradores. Outra consequência ocorre no setor técnico da empresa, responsável pela instalação das máquinas. O retrabalho ocorre na reconfiguração dos equipamentos ou mesmo na sua substituição, em decorrência de falta de informações na avaliação da venda junto ao cliente. Assim, vários colaboradores gastam seu tempo de trabalho tentando resolver questões que já poderiam ter sido preestabelecidas, impactando na assertividade e na produtividade da empresa. Por não possuir um processo de venda estabelecido, os colaboradores muitas vezes ficam sem referência e realizam tarefas desnecessárias, cada um executando suas demandas de maneira individual ou dependendo de apoio para correção da venda. Ter um processo de vendas estabelecido na empresa tem o objetivo de ganhar vantagens na produtividade operacional, reduz o desperdício de tempo, aumenta a produtividade de vendas e melhora a qualidade dos serviços prestados (HARACEMIV, 2015). Diante deste cenário, este trabalho apresenta uma ferramenta para apoiar o processo de vendas da empresa Sociedade do Café. Inicialmente será necessário estabelecer o processo de vendas da empresa desde a pré-venda até a pós-venda, buscando o aumento da produção de todos os colaboradores envolvidos no processo de venda. A partir disso, apoiando os colaboradores do setor comercial em suas atividades.