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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Thiago Alberto Buzzi
Título: TransitAR: conscientização sobre trânsito usando realidade aumentada
 
Introdução:
Nos dias de hoje, o trânsito é algo presente na vida de todas as pessoas do mundo, seja de forma direta ou indireta. Desde que foram criados os primeiros meios de transporte motorizados, o ser humano foi se adaptando para utilizá-los da melhor forma, o que exigiu a criação de regras cada vez mais elaboradas para organização e funcionamento do fluxo de veículos. A taxa de acidentes causados por direção perigosa, desrespeito das leis e imprudência dos motoristas ainda é muito alta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5º país com maior violência no trânsito. A OMS estima ainda que até 2030 o número de mortos nas estradas do mundo todo pode chegar a 1 milhão por ano (CARDOSO, 2016). Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. As principais causas são excesso de velocidade, uso de celular, falta de equipamentos de segurança (OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA, 2014). como cinto de segurança e capacete, uso de bebidas alcoólicas e até mesmo dirigir cansado Uma das principais formas de reverter este quadro é conscientizar os motoristas a respeito dos danos que isso vem causando e incentivá-los a respeitar a legislação de trânsito. A educação para o trânsito consiste em um conjunto de conhecimentos e métodos aplicados com o intuito de ensinar e convencer as pessoas a se comportarem de maneira apropriada no trânsito, para que a circulação de veículos e pedestres nas vias seja realizada com segurança, eficiência e comodidade (RAVAGNANI, 2010 p. 12). O uso de aplicativos simuladores destinados à educação no trânsito já existe, podendo ser destacado como exemplo o Driving School 2016. O aplicativo permite que o usuário jogue de forma livre, somente como forma de diversão, porém conta também com uma opção onde as leis de trânsito devem ser respeitadas. “Desde afivelar os cintos até ligar setas, é preciso ficar atento aos procedimentos para não perder pontos” (COUTINHO, 2016 p. 1). Além do uso de aplicativos simuladores, nos dias de hoje também são utilizados simuladores de trânsito nas autoescolas. “A obrigatoriedade do uso de simuladores de direção durante o processo de formação do condutor já estava prevista desde 2015, a partir de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Porém, ainda cabia a cada Estado publicar sua própria portaria regulamentando o processo” (MAGNO, 2018 p.1). Com base no exposto, o objetivo do trabalho é construir um jogo monousuário que irá permitir ao jogador exercitar algumas das regras de trânsito em uma plataforma móvel através de bônus e penalizações. Os objetivos específicos são: a) b) c) permitir ao usuário navegar com um carro virtual em um cenário que simula uma cidade; gerar bonificações e punições ao jogador sempre que uma regra de trânsito for cumprida ou desrespeitada; controlar variáveis do ambiente de jogo como mecânica, combustível e pontos na habilitação.