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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Bittencourt
Título: FURB GRAPHS: uma ferramenta de apoio ao aprendizado para a disciplina de teoria dos grafos
 
Introdução:
Atualmente, conforme Ferreira e Lozano (2009, p. 2), “a sociedade contemporânea está sujeita a rápidas transformações, isso ocorre, principalmente, devido à velocidade da informação promovida pelo avanço tecnológico”. Assim, considerando o mundo globalizado em que vive-se, as escolas são um dos diversos pontos afetados pelas mudanças nas formas de pensamentos (FERREIRA; LOZANO, 2009). Segundo Moreira e Kramer (2007, p. 2), “a globalização tem afetado o modo de estruturar a educação escolar e de desenvolver o trabalho docente”, notando-se a presença de diferentes recursos tecnológicos em salas de aula. Ainda segundo Moreira e Kramer (2007, p. 2), “é como se os objetos técnicos pudessem, por um passe de mágica, garantir qualidade na educação”. Em contrapartida, Farinha (2005) garante que a utilização de tecnologias no meio educacional é inevitável e que já está ocorrendo no Brasil e no mundo. Além disso, ela aponta que o ambiente de ensino deve estar preparado e conscientizado para o uso de tecnologias digitais, pois elas são mais do que uma importante ferramenta para o processo de ensino, elas são indispensáveis para o profissional da educação. As várias tecnologias, como softwares educativos e laboratórios informatizados, estão cada vez mais presentes nas instituições de ensino superior, proporcionando novas perspectivas para o desenvolvimento do currículo escolar (SILVA, 2010). A utilização de tecnologias no ensino superior, segundo Caldas (2012, p. 12), “[...] denotou uma forte ferramenta como fonte de auxílio, tanto dos professores como dos alunos, no que tange a representação do conhecimento”. Assim, no curso de Ciência da Computação, devido ao contexto em que está presente, são utilizadas diversas tecnologias para auxiliar no ensino acadêmico. Porém, algumas das disciplinas, como Teoria dos Grafos, carecem de tecnologias ou as que existem não são completas, tornando o processo de aprendizagem mais lento (SILVEIRA, 2007). Segundo Silveira (2007), a grande quantidade de conteúdo teórico que é apresentado na disciplina de Teoria dos Grafos requer um nível elevado de abstração por parte dos alunos. O autor ainda ressalta que a quantidade de elementos que compõem um grafo é diretamente proporcional à dificuldade de representá-lo, visualizá-lo e, principalmente, analisá-lo. Para auxiliar no ensino de teoria dos grafos, nos últimos anos foram desenvolvidas algumas ferramentas tais como o TGrafos (SILVEIRA, 2007), o Editor Visual de Grafos (BRAUN, 2009) e o FURB Graphs (BERNARDES, 2016). Contudo, as aplicações carecem de diversas funcionalidades como materiais de apoio ao estudo, apresentação das matrizes de adjacência e custos, atalhos para navegações e melhorias na criação dos grafos. Diante do exposto, este trabalho apresenta a reestruturação da ferramenta FURB Graphs, desenvolvida por Bernardes (2016), permitindo que ela possa ser utilizada como facilitadora do aprendizado do conteúdo da disciplina de Teoria dos Grafos. Para alcançar o objetivo proposto, os seguintes objetivos específicos foram realizados: disponibilização de uma interface para manipulação dos grafos, através da criação de vértices e arestas e a visualização das matrizes de adjacência e custo; disponibilização de um mecanismo de acompanhamento passo a passo da execução dos algoritmos de busca, caminhamento mínimo e árvore geradora. Este artigo está estruturado em cinco capítulos. A fundamentação teórica necessária para a compreensão deste trabalho, como conceitos e técnicas, encontra-se no segundo capítulo. No terceiro capítulo é descrita a estruturação da ferramenta através de diagramas, especificações e detalhamentos da implementação. Os resultados obtidos a partir dos testes realizados estão no quarto capítulo. Por fim, no quinto capítulo, são apresentadas as conclusões, limitações e extensões do trabalho.