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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Gustavo Bittencourt
Título: FURB GRAPHS: uma ferramenta de apoio ao aprendizado para a disciplina de teoria dos grafos
 
Conclusão:
Este trabalho propôs uma reestruturação do FURB Graphs, desenvolvido por Bernardes (2016), com o objetivo de permitir que a ferramenta possa ser utilizada para auxiliar o ensino da disciplina de teoria dos grafos. Dessa forma, conceitos presentes no trabalho de Bernardes (2016) foram mantidos, como criação de grafos a partir de vértices e arestas, visualização de propriedades e acompanhamento dos algoritmos na forma de passo a passo. Foram mantidos os algoritmos de DFS, BFS e Dijkstra, além de adicionados os algoritmos de Prim e Kruskal, todos com o acompanhamento completo da execução. A realização da alteração da linguagem de programação de Java para C# e a utilização do WPF ocorrem sem problemas. Isso traz a ferramenta a possibilidade de permitir utilizar componentes gráficos mais avançados. Contudo, essa alteração trouxe uma limitação em relação ao sistema operacional (OS), na qual o OS deve ser Windows compatível com .Net Framework 4.5.2. A partir dos resultados obtidos pelo experimento realizado, a ferramenta foi aprovada, por grande parte dos estudantes, como forma de auxiliar na aprendizagem de grafos. Ela possibilita a criação e manipulação de grafos de forma simples, a visualização de propriedades e o acompanhamento e execução dos algoritmos na forma de passo a passo. Também é possível afirmar que a utilização dos componentes nas abas e a utilização de coloração para destacar elementos, facilitou o entendimento geral dos algoritmos. A apresentação das matrizes de adjacência e custos possibilita uma visualização diferenciada das informações, quando comparada as demais ferramentas. Permitir ao usuário, através dos botões de navegação, avançar ou retroceder os passos quando necessário, torna dinâmica a utilização da ferramenta. Vale ressaltar que alguns ajustes devem ser realizados para diminuir a necessidade de ter uma pessoa para apresentar e ensinar as funcionalidades da ferramenta. Por exemplo, uma melhor apresentação dos atalhos a serem utilizados. Uma limitação encontrada durante o desenvolvimento foi em relação a thread de controle dos algoritmos. A classe utilizada não permitir inicializar uma thread no modo suspensa. Assim, durante toda a execução da ferramenta, a thread está em execução, consumindo assim, um processamento que é desnecessário. Logo, alterar a classe da thread ou encontrar uma outro forma de realizar este tratamento, poderia tomar muito tempo, devido ao pouco conhecimento da linguagem. Pode-se concluir que o objetivo deste trabalho foi atingido, tendo assim, mais uma ferramenta disponível para auxiliar no aprendizado de teoria dos grafos. As características de criação, manipulação, coloração e execução de algoritmos de forma interativa, traz ao usuário uma experiência positiva no seu momento de estudos. Este trabalho pode servir como base para próximas pesquisas e até uma possível continuação do seu desenvolvimento, de forma a trazer possíveis avanços na utilização de softwares auxiliares no ensino de disciplinas. Como sugestões de extensões para este trabalhos, têm-se: 1) apresentar descrição ao posicionar cursor sobre os botões de navegação; 2) adicionar a possibilidade de visualizar outras propriedades do grafo; 3) permitir mover os componentes da tela para uma janela separada; 4) melhorar o posicionamento inicial dos vértices quando realizada importação de um grafo; 5) melhorar cálculo da curvatura das arestas paralelas; 6) adicionar material de apoio ao estudo em um menu específico e; 7) permitir para a thread de controle de execução quando não houver algoritmos em processamento.