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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Vinicius Zarth Perotto
Título: PLATAFORMA DE MARKETPLACE PARA VENDEDORES DIRETOS
 
Introdução:
Venda direta é uma modalidade de venda de serviços e bens de consumo baseada no contato pessoal entre vendedor e comprador, sem a necessidade de um estabelecimento comercial fixo (ABEVD, 2016). De acordo com a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), no ano de 2016, essa modalidade de comércio movimentou US$ 182,5 bilhões no mundo todo, sendo US$ 8,6 bilhões só no Brasil, por meio de 4,3 milhões de representantes (WFDSA, 2017). Ainda segundo a WFDSA (2017, p. 1), o Brasil está em sexto lugar no ranking mundial de vendas diretas, com cerca de 5% das vendas, atrás de Estados Unidos (19%), China (19%), Coreia (9%), Alemanha (9%) e Japão (8%). Para o consumidor, a venda direta fornece um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional, enquanto para os revendedores, representa um complemento à renda familiar ou também uma saída de baixo investimento para o desempregado (ABEVD, 2016). No Brasil, os produtos de beleza lideram o mercado de venda direta, chegando a 84% do volume de negócios (WFDSA, 2017). Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, os setores de beleza e nutrição concentram apenas 30% das vendas (ABEVD, 2015, p. 1). Devido à popularidade do setor de beleza e cosméticos no Brasil, potenciais revendedores deixam de entrar no mercado por não se identificarem com o segmento, ou por não conhecerem oportunidades de outros segmentos. Embora os e-marketplaces não sejam novidade, em sua grande maioria são voltados ao tradicional mercado Business to Customer (B2C), ou seja, de empresa para cliente, para consumo próprio. Esta plataforma se faz relevante pois irá atuar como uma galeria de fornecedores intermediando as relações entre fornecedor e vendedor direto, para que novos empreendedores conheçam novos fornecedores e passem a revender seus produtos, apresentando novos segmentos que ainda são pouco explorados, como roupas, bens duráveis e até serviços. Dessa forma, ajuda a fortalecer e expandir novos negócios por meio da representação comercial.