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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Kelvin Souza Ott
Título: GERFACIL: GERENCIADOR DE EVENTOS DE FORMA COLABORATIVA
 
Introdução:
Os avanços tecnológicos digitais da informação e comunicação vêm propiciando novas formas do homem se relacionar e interagir (COSTA et al., 2017), gerando espaços e estilos de vida até então não existentes (NICOLACI-DA-COSTA; PIMENTEL, 2012). As redes de computadores são ferramentas que possibilitam essas experiências, assim como auxiliam na troca de conhecimentos sobre os mais diversos serviços, que vão desde correio eletrônico, troca de mensagens até trabalhos em grupos (NICOLACI-DA-COSTA; PIMENTEL, 2012; MEIRA et al., 2012). Nesse sentido, Portal Brasil (2016) aponta o uso da internet, responsável por medir a posse, a utilização, assim como os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias. De acordo com a referida pesquisa (PORTAL BRASIL, 2016), houve um aumento proporcional superior à 5% da registrada no levantamento de 2014 no uso da internet pela população brasileira. Conforme IBGE (2016) a internet foi utilizada em 69,3% dos domicílios em todas as regiões do Brasil. De acordo com Machado et al. (2016), esses avanços tecnológicos e a popularização da internet possibilitam o trabalho em grupo de forma colaborativa. O trabalho em grupo é caracterizado como colaborativo (FUKS et al., 2012), se houver comunicação, coordenação e cooperação, formando os três pilares do Modelo 3C (M3C) de Colaboração e tendo na dimensão da comunicação a base dos Sistemas Colaborativos (SCs) (FUKS et al., 2008). Conceição (2016) defende que o surgimento de novos meios de comunicação e informação com base na internet provocaram mudanças cruciais na interação entre as pessoas; propiciando assim o melhor aproveitamento dos encontros presenciais (FORTES; SILVA, 2011), desde eventos empresariais, esportivos, acadêmicos, até os eventos turísticos e comerciais. Watt (2004) complementa que os eventos bem-sucedidos só acontecem por meio da ação de algum indivíduo ou grupo de pessoas, tendo na eficiência das atividades a forma de elevar, manter e/ou recuperar a imagem do evento (CESCA, 2008). Apesar de serem constantes a realização de eventos, os mesmos nem sempre são vistos com bons olhos pelas pessoas, devido a forma como eles são organizados (FORTES; SILVA, 2011). Cabe ressaltar que existem diferentes tipos de eventos, cada qual com suas particularidades. Entretanto, para Watt (2004), os princípios básicos e as questões práticas gerais da organização de eventos são aplicadas a cada um dos tipos de eventos. Dorta (2015) observa que para um evento ocorrer com sucesso, ele precisa ser visto como um produto a ser comprado por várias pessoas, tais como públicos externos, internos e os patrocinadores. O evento é um produto intangível, sendo seu resultado determinado pelo nível de satisfação de todo seu público (DORTA, 2015); sendo um cenário desafiador lidar os seres humanos e com seus anseios. Assim, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um sistema colaborativo para coordenar e gerir as informações relacionadas ao gerenciamento de eventos, possibilitando ao organizador criar seus controles de forma organizada e centralizada dos diferentes tipos de eventos, assim como estreitar a comunicação entre organizador e o público.