Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Bruno Curbani Goettmann
Título: GNAR – MÓDULO DE GESTÃO ESCOLAR
 
Introdução:
Atualmente a informatização vem tomando espaço na vida das pessoas, tanto em âmbito profissional quanto pessoal. Pessoas se tornam reféns do uso de tecnologia e, principalmente, das informações obtidas através dela. Masetto, Behrens e Moran (2013) relatam que no ambiente escolar muito se questiona sobre o uso ou não de tecnologias no processo educacional com o uso de eletrônicos e acesso a informações em tempo real. Com essa incorporação da tecnologia no ambiente escolar, altera-se a forma de envolvimento pedagógico e educacional com o aprendiz. Masseto, Behrens e Moran (2013) explicam que, com a incorporação tecnológica nas escolas, o professor assume uma nova atitude de orientador, facilitador, dinamizador e consultor das atividades escolares. A incorporação das TICs vem se concretizando com maior frequência nas situações em que os diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso dessa incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar [...].(VIEIRA; ALMEIDA; ALONSO, 2003, p. 126). O envolvimento da tecnologia não alterou apenas a forma do aluno se relacionar com a escola, mas também o próprio relacionamento escola-escola. Vieira, Almeida e Alonso (2003) comentam que um coordenador e um diretor buscam nas tecnologias o apoio para o gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas da escola. Ainda segundo os autores, em uma primeira etapa, privilegiou-se a gestão administrativa informatizada, depois, iniciou-se a integração do administrativo e do pedagógico. No entanto, em muitas escolas, os gerenciamentos administrativos e pedagógicos continuam separados, ou funcionam paralelamente. Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta on- line, de gestão pedagógica, que auxilia nas ações das atividades pedagógicas. Esta ferramenta interliga as informações que dizem respeito à pedagogia escolar em diversos níveis, como cadastro de notas e frequência de alunos, turmas e disciplinas, e informações relacionadas ao próprio estudante.