Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Bruno Curbani Goettmann
Título: GNAR – MÓDULO DE GESTÃO ESCOLAR
 
Conclusão:
Todos os 4 objetivos do trabalho foram alcançados. O primeiro compreendeu o módulo de registro de alunos, professores, disciplinas e turmas. O segundo compreendeu o registro de notas e frequências. O terceiro compreendeu o módulo de aviso para notificar professores e responsáveis. E por fim, o quarto objetivo específico envolveu o cadastro de grade horária, conselho de classe e ocorrências para o acompanhamento do histórico escolar. Sobre tudo, todos os objetivos foram alcançados através do embasamento teórico sobre gestão pedagógica escolar, usabilidade e conceitos sobre padrões de desenvolvimento publish/subscribe utilizando protocolo AMQP. O uso da biblioteca Twilio garantiu que pudesse ser realizado o envio de avisos por SMS. Porém, por se tratar de uma biblioteca proprietária, seu uso é limitado em 1 (um) único número telefônico de destino em fase de teste. A abordagem do uso de mensageria AMQP possibilitou a distribuição do processamento em múltiplos serviços. Essa técnica é utilizada em aplicações que necessitam de alto desempenho e desacopla os processos facilitando manutenções e escalabilidade da aplicação. Em seu uso, utilizou-se a ferramenta MassTransit para a integração de mensagens ao RabbitMQ. Esta ferramenta possibilita também o uso de outros tipos de mensageria, como o Azure Bus e distribuição em memória. No mais, a aplicação ainda há limitações de customização e controle de múltiplas unidades escolares visando o uso em um ambiente distribuído, ou seja, onde possa integrar múltiplas unidades escolares dentro de uma mesma infraestrutura de aplicação. A limitação também abrange a ausência de relatórios e dashboards podendo prejudicar uma visão analítica da gestão escolar.