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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Alexandre Piccoli
Título: FREEIMÓVEIS: APLICATIVO MÓVEL PARA CADASTRO E CONSULTA DE IMÓVEIS
 
Introdução:
Os dispositivos móveis são utilizados por pessoas de todas as idades e das mais variadas classes. Conforme Pimentel e Fuks (2012), é difícil imaginar viver sem a mobilidade, praticidade e possibilidades oferecidas pelos dispositivos móveis, que apoiam o dia a dia da vida das pessoas. Segundo dados do IBGE (2013, p. 43), no ano de 2005, 36,6% da população brasileira possuíam dispositivo móvel, no ano de 2008 esse número aumentou para 53,7% e na última pesquisa realizada no ano de 2013 chegou a 75,2%. Outro estudo realizado pela IDC (2015), apontam dados que no ano de 2014, foram comercializados 54,5 milhões de dispositivos móveis, um crescimento de 55% em relação com o ano anterior. Cada vez mais as pessoas usam os dispositivos móveis para realizar ações pertinentes a sua vida, tais como consultar horário de ônibus, realizar operações financeiras e bancárias, assim como realizar operações de compra e venda de imóveis. Nesse sentido, existem pessoas que fazem uso de serviços de imobiliária para realizar a compra e a venda de imóveis, devido ao sentimento de maior segurança e pela falta de conhecimento sobre os processos necessários para a transferência de imóveis (ZAP EM CASA, 2018). Ao se fazer uso dos serviços de uma imobiliária para vender um imóvel, o vendedor (corretor) não fica com todo o dinheiro da venda. De acordo com SCIESP (2009), o corretor tem direito a uma comissão que pode variar entre 4 (quatro) a 10 (dez) por cento em cima do valor do imóvel, valor esse negociado entre o vendedor e a imobiliária. Nesse ambiente de compra e venda de imóvel, é necessário ter um espaço compartilhado para que as pessoas possam realizar suas negociações; um ambiente que possibilite a oferta, procura e comunicação entre os participantes. Neste contexto, estão os dispositivos móveis, que proporcionam comunicação e interatividade, bem como um espaço para se trabalhar em grupo (COSTA et al., 2017). O uso de aplicativo aproxima pessoas e aumenta a interatividade, criando um canal de comunicação entres as pessoas, bem como possibilitam que as empresas tenham um canal de marketing com exibição e envio de notificações (DEWAY, 2016). Diante deste cenário, tendo em vista facilitar a compra e venda de imóveis sem envolvimento de imobiliária, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo móvel que facilite o contato inicial entre os usuários (vendedor e comprador) do imóvel.