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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Paola Adriano
Título: ANALYTICS-BOL: UM PROTÓTIPO PARA GERAÇÃO DE ESTATÍSTICA EM UM JOGO DE VOLEIBOL
 
Introdução:
Criado no ano de 1895 pelo professor William Morgan, em Massachusetts, Estados Unidos, o Voleibol é um jogo desportivo que nasceu da necessidade de variar as atividades lúdicas destinadas a recreação da vida e do clube. Sua criação teve como objetivo criar um jogo que não fosse tão rude e fatigante como o basquetebol, e que não necessitasse de tantos instrumentos como o tênis (LOTUFO, 1976, p. 5). O Voleibol é um esporte coletivo que para sua execução, é necessária uma quadra com medidas pré-definidas, uma rede que divide a quadra em duas partes e uma bola. Por parte dos participantes, é necessário ter o número mínimo e máximo de seis jogadores de uma equipe em uma partida. Como o jogo de vôlei não tem empates à equipe que fizer mais pontos vence a equipe adversária. A marcação de um ponto acontece de diversas maneiras, mas as mais conhecidas e praticadas estão relacionadas a fazer a bola aterrissar sobre a quadra adversária como resultado de um ataque ou de um bloqueio bem sucedido (LOTUFO, 1976, p. 12-32). Atualmente, as equipes sentem a necessidade de estudo no jogo de vôlei, pois é um jogo complexo, de alto nível de exigência técnica onde é necessário tomar decisões rápidas. Devido as suas características e complexidade, é fundamental uma equipe estudar bem a sua equipe adversária, para que seja possível tomar decisões mais certeiras adquirindo o máximo de rendimento em quadra (PESSOA; BERTOLO; CARLAN, 2009, p. 24-25). Segundo Okazaki et al. (2012), a partir de análises estatísticas é possível diagnosticar características do esporte, assim como, encontrar relações causa-efeito para possíveis predições do desempenho. Tal diagnóstico pode auxiliar na escolha de estratégias para tentar neutralizar a ação do adversário ou adquirir algum tipo de vantagem no jogo. Em função da importância em quantificar os parâmetros e variáveis potencialmente úteis para a avaliação do desempenho desportivo, diversos sistemas para coleta e análise de dados têm sido utilizados. Esses sistemas são diferenciados em função da natureza de seus dados e da forma em que eles são analisados. Entre os métodos mais simples e mais utilizados em esportes amadores e profissionais encontra-se a utilização da análise estatística do desempenho, também chamado de scout. Basicamente, o scout é a quantificação da frequência (absoluta ou relativa) que ocorre em um determinado evento. Em razão de sua simplicidade, para realizar uma coleta de dados pelo método de scout bastaria apenas um papel, uma caneta e um observador experiente (OKAZAKI et al., 2012). Contudo, com o avanço tecnológico, várias empresas e pesquisadores estão utilizando análise por imagens para facilitar o levantamento de informações estatísticas a respeito do jogo. Através dela é possível identificar características das equipes ou atletas sem a necessidade de outras tecnologias envolvidas, podendo obter resultados em tempo real e de maneira simplória (MARQUES; VIEIRA, 1999, p. 2-3). Diante do exposto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo que utilizará técnicas de processamento de imagens para analisar e gerar de estatísticas em um jogo de voleibol.