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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Lucas Eduardo Schlogl
Título: BIBLIOTECA PARA DETECÇÃO DE RELEVOS BASEADA EM LUZ ESTRUTURADA E PADRÃO DE PROJEÇÃO BINÁRIO
 
Introdução:
Com o avanço das técnicas de visão computacional e com a melhoria dos equipamentos óticos digitais de alta precisão, a área de reconstrução 3D tomou um grande impulso e deu origem à área que hoje se chama de digitalização tridimensional (CELANI; CANCHERINI, 2009, p. 1). Os campos de utilização são os mais variados possíveis, os trabalhos de Celani e Cancherini (2009) e Chen et al. (2010) citam a reconstrução 3D em áreas como mecânica industrial, navegação de robôs e até arquitetura. A reconstrução também pode ser utilizada em projetos educacionais, como o Projeto Caixa e Água (2015), que tem como objetivo realizar a reconstrução do relevo em tempo real simulando uma cidade destacando principalmente as características naturais como os recursos hídricos. Celani e Chancerini (2009, p. 3) demonstram scanners 3D que variam desde projetos caseiros que custam aproximadamente 110 dólares até projetos profissionais que custam 100.000 dólares. Chen et al. (2009, p. 1) afirma que a reconstrução 3D por luz estruturada tem como propriedades ser de baixo custo, precisa e com capacidade de ser em tempo real. De acordo com o dicionário Michaelis em sua versão online, o significado de relevo são as diferentes formas da superfície terrestre, caracterizadas por saliências e depressões. Para se obter essas informações do relevo, é necessário realizar a extração das informações geométricas de uma cena para que ela possa ser construída computacionalmente. Essa reconstrução computacional das informações geométricas tridimensionais vem sendo estudada pela área de visão computacional. As técnicas de extração de informações geométricas a partir de ambientes podem ser classificadas em técnicas passivas e técnicas ativas. As técnicas ativas consistem em introduzir algum tipo de sinal no ambiente e as informações relativas à geometria daquele ambiente são extraídas através do comportamento do sinal. Já as técnicas passivas consistem em apenas coletar imagens e, com base na análise dessas imagens, tentar estimar ângulos, distâncias e posições (FERNANDES, 2005, p. 6). Dentro das técnicas ativas, a triangularização ativa é, segundo Fernandes (2005, p. 10), o método mais antigo para medir a profundidade dos pontos no espaço e é uma das técnicas mais comuns. Essa técnica utiliza-se da lei dos senos para medir ângulos e distâncias. Conforme apresentado, é desenvolvido uma biblioteca que surge como alternativa ao trabalho iniciado por Storz (2017) com o objetivo de realizar a reconstrução 3D de uma cena, realizando a alteração das técnicas que foram propostas por Storz (2017) que consistem em: Calibração utilizando um tabuleiro de Xadrez, reconstrução por luz estruturada baseando-se em uma projeção colorida baseada na sequência de De Brujin. O presente trabalho altera as técnicas para reconstrução por luz estruturada através de múltiplas imagens sendo os padrões binários.