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Resumo
 
 
Acadêmico(a): Lucas Eduardo Schlogl
Título: BIBLIOTECA PARA DETECÇÃO DE RELEVOS BASEADA EM LUZ ESTRUTURADA E PADRÃO DE PROJEÇÃO BINÁRIO
 
Resumo:
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma biblioteca para detecção de relevos baseada em luz estruturada e padrões binários que surge como alternativa ao trabalho iniciado por Storz (2017). Analisando as distorções dos padrões binários projetados sobre a cena e realizando a decodificação das imagens capturadas é possível realizar a reconstrução da cena em 3D com sucesso. Se comparado com Storz (2017) a biblioteca desenvolvida altera a forma de calibração para variáveis definidas como valor Z e limiares de branco e preto, eliminado o processo demorado baseado no tabuleiro de Xadrez. Para a visualização da cena reconstruída, é possível exportar a nuvem de pontos para os formatos XYZ e PLY além de ser possível obter o mapa de disparidade, sendo que com essas nuvens de pontos é possível importa-las em outros programas como Unity e Meshlab. Atualmente a biblioteca está desenvolvida em C++ e utiliza OpenCV para realizar as operações sobre as imagens e todo o código roda somente em CPU. A portabilidade da biblioteca também foi realizada com o objetivo de atingir a maior quantidade de sistemas operacionais possível, tendo em vista que a biblioteca de Storz (2017) funciona apenas no Windows. Analisando os resultados, foi possível notar que o algoritmo implementado é aproximadamente 310 vezes mais rápido se comparado com o a biblioteca de Storz (2017), porém o processo de captura de imagens é mais demorado em função de ter que capturar múltiplas imagens. A biblioteca desenvolvida não pode ser utilizada em cenários de tempo real, pois o tempo de captura das imagens leva aproximadamente 5 segundos. Também analisou-se o impacto da iluminação na reconstrução e pode verificar-se que o impacto foi mínimo.