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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gabriel Zanluca
Título: TOWELJS: ENGINE 3D EM JAVASCRIPT USANDO ARQUITETURA BASEADA EM COMPONENTES
 
Introdução:
De acordo com a pesquisa realizada pela Newzoo (2017), em 2017 a previsão é que a indústria de jogos eletrônicos movimente 108,9 bilhões de dólares. Isso representa um ganho de 7,8 bilhões comparado com o ano de 2016. Dessa forma, a indústria de jogos eletrônicos se demonstra como algo atrativo para se investir em desenvolvimento visto que as projeções, segundo a mesma pesquisa, para os próximos anos também indicam aumento. Para que todo esse crescimento se concretize a busca e utilização de ferramentas adequadas para auxiliar no desenvolvimento se torna essencial, dentre elas pode-se mencionar os motores de jogos. Com a utilização de motores de jogos ocorre-se um ganho de tempo e um aumento no nível de abstração. O ganho de tempo acontece pelo fato de rotinas, comportamentos e algoritmos gerais voltados para o desenvolvimento de jogos já estarem implementados e testados, assim não necessitando refaze-los a cada nova aplicação. O maior grau de abstração ocorre porque vários comportamentos são encapsulados, a exemplo tem-se desenho de objetos gráficos, transformações geométricas, tratamento para entrada de periféricos, entre outros. Em todos os casos citados anteriormente o programador não necessitaria conhecer qual API gráfica está sendo usada para desenhar os objetos, como funciona as matrizes de transformação geométricas ou a forma como o clique do mouse é capturado e tratado. Com essas facilidades citadas anteriormente a tarefa do programador pode se focar na criação da história e regras da aplicação deixando preocupação gerais e iguais em todas as aplicações para o motor de jogos escolhido resolver. Ainda pensando-se na parte do desenvolvimento, uma das opções a se levar em consideração é o uso de uma arquitetura baseada em componentes, que se mostra interessante pelo fato de ser “[...] caracterizado pela composição de partes já existentes, ou pela composição de partes desenvolvidas independentemente e que são integradas para atingir o objetivo final [...]” (FEIJÓ, 2007, p. 17). Os benefícios de uso de componentes se dão pelo fato de questões relacionadas a desenho de objetos poderem ser criados separadamente, poder criar um comportamento que mais tarde será usado por uma ou mais personagens e em ambos os casos se tem a opção de remover quando necessário. Por exemplo, um comportamento de pulo pode ser implementado como um componente de pulo e sempre adicionando quando os personagens necessitarem dele. Dessa forma o componente pode ser visto como um bloco de montar que pode ser encaixado de diferentes formas. Visto todos os argumentos citados anteriormente, este trabalho apresenta um motor de jogos que auxilie na construção de jogos em 3D utilizando a linguagem JavaScripts e arquitetura baseada em componentes.