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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Nogueira de Souza
Título: ROUTE: UM PROTÓTIPO PARA VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO TRÂNSITO EM TEMPO REAL
 
Introdução:
É essencial que a locomoção seja feita de forma mais inteligente, a partir de informações seguras e rotas otimizadas - que provêm da tecnologia de geolocalização, para evitar congestionamentos e atrasos (ODIARIO, 2017). Geolocalização é a arte de descobrir aonde você está no mundo e (opcionalmente) compartilhar essa informação com as pessoas que você confia. Há mais de uma maneira de descobrir aonde você está — seu endereço IP, sua conexão de rede sem fio, com que torre de celular seu telefone está falando, ou hardware GPS dedicado que calcula latitude e longitude da informação enviada por satélites no céu. (PILGRIM, 2010, p. 1). Conforme Ribeiro (2012), a geolocalização é um conceito relativamente novo, criado em 2009 e, que se tornou uma grande tendência com a popularização dos smartphones. Esse conceito possui aplicações tanto para o uso pessoal, quanto para o uso corporativo. Em geral, a geolocalização faz cada vez mais parte do cotidiano, coletando informações e rotas otimizadas. É possível compartilhar a posição atual com amigos, chamar um táxi ou até mesmo lembrar onde estacionou o carro (RIBEIRO, 2012). O uso da geolocalização permite identificar horários de chegada e saída e o controle de rotas. Além disso, é possível verificar em tempo real paradas não autorizadas, desvios de trajetos e o tempo estimado de chegada em um local (VICARI, 2016). As cidades brasileiras ainda usam pouco da tecnologia para melhoria da gestão de trânsito. De acordo com levantamento feito pela FGV Projetos em 31 prefeituras – 20 capitais e 11 municípios com mais de 200 mil habitantes – embora todos reconheçam a importância da tecnologia, menos de 20% a utilizam para controlar o trânsito (CZERWONKA, 2014, p. 1). Com o crescimento desenfreado das cidades sem um planejamento adequado para a mobilidade urbana que atenda e priorize as pessoas, pensando no coletivo e em como oferecer opções melhores de transporte o problema do trânsito se agrava gradualmente (E-MOVING, 2017). Segundo Salatiel (2012), o trânsito se tornou uma das maiores dores de cabeça para a população. O acúmulo de veículos nas ruas causa prejuízos, estresse, acidentes e poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadas políticas mais eficientes. Milhões de pessoas saem cedo de casa todos os dias para mais uma manhã de trabalho. Com todas essas pessoas saindo ao mesmo tempo de carro ou usando o transporte público, o congestionamento, poluição e estresse do trânsito acabam atingindo a todos e casualmente já chegam ao local de trabalho com sinais de cansaço e irritação além de afetar a qualidade de vida (LOCAMERICA, 2017). Segundo Bittencourt e Lerípio (2017), os deslocamentos extensos e muitas vezes caóticos são responsáveis por restringir o tempo de lazer, exercícios físicos, atividades criativas e convívio familiar, sendo que todas essas atividades contribuem de alguma forma para o bem-estar da população. Diante deste cenário, este trabalho apresenta a construção de uma aplicação que coleta informações do trânsito, para estabelecer um mapa de incidência a partir de séries históricas. A coleta de informações será feita de forma colaborativa a partir da geolocalização dos usuários que utilizam a aplicação