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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Andre Luiz Nascimento
Título: Protótipo de sistema para gerenciamento de locações imobiliárias utilizando o maker
 
Introdução:
Fechar um contrato de moradia, aluguel de uma casa ou unidade em um condomínio implica em uma série de responsabilidades, tanto para o inquilino quanto para o proprietário, ou seja, não se trata apenas de fechar um contrato de moradia. Segundo Editora Abril (2016) problemas entre inquilino e proprietário de imóvel alugado são comuns e a maioria das discussões envolve responsabilidade sobre reparos no imóvel, sobre as contas a serem pagas e sobre reajuste no valor da locação. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), metade dos brasileiros, hoje, vive de aluguel. Houve o registro de um aumento de 54,6% no total de imóveis alugados entre 2013 e 2015 (Silveira, 2017). Diante da crescente busca ao imóvel alugado estão a disposição empresas especializadas para auxiliar os interessados na busca ao imóvel, mediar os procedimentos administrativos do aluguel de um imóvel e bem como prestar manutenção a eventuais problemas ocasionados entre o locatário e o locador. Com intuito de garantir os direitos do locador e locatário, criou-se a Lei do Inquilinato (Lei n.8.245, de 18 de outubro de 1991), a qual, regula a locação de prédios urbanos, sejam residenciais ou não residenciais, ou seja, a lei abrange a locação de imóveis urbanos levando em consideração a sua destinação e sua finalidade, seja ela comercial ou residencial. A referida lei sofreu significativas mudanças após o advento da Lei nº 12.112/2009, cuja vigência alterou e aperfeiçoou várias regras e procedimentos para locação de imóvel urbano. Muitos artigos da Lei do Inquilinato foram modificados com o intuito de melhorar a aplicação da lei aos casos concretos, garantindo melhores direitos e deveres para as partes contratantes (CRAVEIRO, 1981). Buscando adequar a evolução tecnológica, o relacionamento com o cliente e a legislação vigente, surge a necessidade de renovar as tratativas em que as imobiliárias e os corretores lidam com os seus consumidores. A abordagem, os canais de comunicação, a linguagem, o tom da conversa e a velocidade que a informação é transmitida, assim como os problemas decorrentes de locação, e as resoluções de conflitos (RANKIM, 2017). Conforme Roesener (2017), a ACRC Imóveis é uma empresa que fornece assistência em serviços imobiliários, funcionando como suporte entre o locador e o locatário, mediante a necessidade de cada um dos envolvidos no processo de locação. A busca pelo diferencial competitivo se dá através de facilidades processuais disponibilizadas ao locador e locatário para a resolução de conflitos que possam surgir no decorrer do contrato. Uma das demandas da ACRC refere-se a dificuldades na gestão de manutenção predial dos imóveis administrados pela mesma.
Diante do exposto, este trabalho visa desenvolver uma ferramenta para controle dos contratos e necessidades operacionais da ACRC Imóveis no que tange aos aspectos de gestão de manutenção predial.