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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Douglas Hoppe
Título: EdiBOX: editor de jogos multiplataforma
 
Introdução:
Atualmente, os jogos digitais estão evoluindo constantemente, tornando-se para seus jogadores cada vez mais divertidos, interativos e realistas (PAULA, 2015). Assim sendo, muitas companhias mundiais estão investindo em novos dispositivos, recursos e tecnologias que levarão as pessoas a experiências imersivas cada vez mais próximas da sua realidade (LANDIM, 2015). As inovações tecnológicas estão mudando a cada dia a vida e a cultura da sociedade. Os jogos digitais bem construídos, que contêm um contexto histórico, social e cultural e que sejam desafiadores, podem ser mediadores na relação das crianças com o conhecimento, ampliando, com o uso da tecnologia, a motivação e o interesse pelas aulas, mostrando-lhes que aprender é estimulante, lúdico e gratificante, além de explorar a criatividade por meio de experiências novas que as crianças não vivenciaram no seu ambiente social (LEITE; UGGIONI, 2013). Quando se fala em jogos como forma de auxiliar a aprendizagem do educando deve-se levar em consideração a abordagem utilizada, já que ela é o principal fator que determinará o sucesso na construção do conhecimento (PAULA; VALENTE, 2016). Nas unidades educacionais, segundo Santos (2016), a informática e suas tecnologias auxiliam no desenvolvimento cognitivo e no processo de aprendizagem dos educandos por meio dos jogos digitais. Mas, devido às limitações por restrição de material educativo de qualidade, custo para aquisição e dificuldades de aplicação no dia a dia do educando, os mesmos apresentam características planares e sem o uso das tecnologias. Os jogos planares são desenvolvidos sobre um plano reto, ou seja, em cima da mesa e geralmente não apresentam sobreposição de peças, como por exemplo jogos de tabuleiros (xadrez) ou jogos de encaixe (quebra-cabeça). Diante do exposto, este trabalho desenvolveu um editor de jogos educativos para múltiplas plataformas, onde os educadores podem construir jogos lúdicos para sua disciplina, adicionando o conteúdo que está sendo trabalhado em sala de aula ao jogo. Desta forma, proporciona o desenvolvimento de múltiplas habilidades e a construção do conhecimento nos educandos de forma interativa e motivadora.