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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Marcos Douglas Hoppe
Título: EdiBOX: editor de jogos multiplataforma
 
Conclusão:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver um aplicativo educacional que pudesse contribuir com os educadores para um processo de ensino e aprendizagem mais eficiente. Com o resultado criou-se um editor de jogos educativos multiplataforma que pode explorar o lado lúdico e levar a tecnologia para dentro da sala de aula. No editor de jogos o professor pode construir atividades com os conteúdos abordados em sala de aula através do template customizável que o editor disponibiliza, compartilhando-os para os alunos praticarem. O desenvolvimento e a disponibilização do EdiBox possibilitaram o atingimento do primeiro objetivo específico definido para o trabalho. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizados o framework Ionic, que possibilitou com a mesma base de código gerar insumos para as principais plataformas do mercado, atingindo desta forma um dos objetivos específicos. O Ionic integra várias tecnologias web, para gerar aplicações híbridas, como as plataformas Angular e Cordova, mostrando desta forma que o framework escolhido foi adequado para o desenvolvimento. Outra ferramenta que foi utilizada e influenciou bastante no desenvolvimento da aplicação foi o Firebase como servidor back-end, que permitiu persistir os dados na nuvem e elimina a necessidade de criar um servidor de autenticação, armazenamento, persistência de dados e outros recursos pertinentes a aplicação. Contudo, foi utilizada uma versão da ferramenta que possui suporte inadequado ao storage, causando limitações no carregamento e exclusão dos arquivos de imagem e áudio. Todos os objetivos propostos foram atingidos, mas a curva de aprendizagem foi bem acentuada, mesmo com as tecnologias utilizadas terem certo nível de abstração. Referente a implementação, pode-se destacar os desafios enfrentados que causaram algumas limitações ao editor, tais como, a diferença na utilização dos recursos móveis e web, a interface gráfica de aplicações híbridas não ser tão rica em detalhes quanto a de aplicativos nativos, a funcionalidade de drag and drop, a divisão dos papeis de utilização do editor (aluno/professor), a exclusão de arquivos do storage, instabilidade na autenticação quando o usuários está logado em vários dispositivos ao mesmo tempo, a disponibilização de mais templates para criações de atividades e a possibilidade de adicionar recursos multimídia diferenciados. Algumas destas limitações foram descritas com mais detalhes na seção 3.4.1. além de outras que foram iniciadas, mas não foram concluídas devido ao tempo. Por fim, presume-se que este trabalho possa contribuir de uma maneira singela para a área educacional, visto que disponibilizará uma ferramenta de desenvolvimento de jogos didáticos para múltiplas plataformas, auxiliando desta forma o educador a tornar suas aulas mais lúdicas e interativas, na qual utilizará de recursos tecnológicos que os alunos diariamente convivem, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso.