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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Leonard William de Azevedo Pegler
Título: GOOD-BUY: um protótipo para compartilhamento de ofertas ou produtos
 
Introdução:
Segundo Rojo (1998), para criar entusiasmo ou conquistar clientes, o fornecedor precisa oferecer produtos de qualidade, bom atendimento e preço. Para Velluto (2012), a pesquisa de preço acaba sendo uma ferramenta fundamental para que o consumidor estabeleça este tripé comportamental e, que as empresas devem ficar atentas a estas relações de consumo. De acordo com o PROCON-SC (2013) para a ceia de final de ano, o item que mais teve variação foi a maionese, com 118,72%. Entre as carnes, o valor do peru é o que mais varia, com 34,34% de diferença. Em outra pesquisa referente a material escolar realizada em seis estabelecimentos de Curitiba pelo PROCON-PR (2017), mostra que 35 itens (entre cadernos, canetas, colas, giz de cera, lápis, massa de modelar, tesouras e tinta guache) registraram diferença acima de 100%. A partir deste cenário, pode-se perceber que a pesquisa de preços antes da compra é benéfica e que deveria ser um hábito do cidadão. Segundo Motta (2011), estas variações de preço entre estabelecimentos realmente acontecem na grande maioria dos produtos, mas o mesmo comportamento não acontece com a maioria das pessoas, que por impulso, por pressa, por preguiça, acabam comprando na primeira loja em que entram. Segundo uma análise realizada pelo SPC e CNDL (2017), a divisão, a reciclagem, e reutilização de produtos passam a ser alternativas ao ato de acumular e consumir de forma excessiva. Com isso, o consumo colaborativo surge como uma poderosa força econômica e cultural capaz de reinventar o que consumimos e principalmente a forma de como consumimos. Na chamada economia compartilhada ou consumo colaborativo, ao invés de ter, sendo relevante aproveitar dos benefícios de produtos compartilhados pelos demais consumidores durante tempo que for necessário. Martins e Martins (2015) indicam que hoje existem alguns aplicativos móveis que auxiliam os usuários em relação à pesquisa de preços e produtos. Eles normalmente permitem o armazenamento contínuo dos preços e ofertas dos produtos levantados pelos próprios usuários da aplicação, possibilitam a manutenção destas informações, garantindo a integridade e veracidade destes dados, promovem benefícios para o custo-benefício dos consumidores e também um possível aumento da credibilidade dos fornecedores. A partir do levantamento realizado por Napo (2015, p. 128-129), foi identificado que as principais motivações para a concretização da compra são a conveniência, a variedade e disponibilidade de informação e, que 31% dos usuários afirmam usar aplicativos diariamente para realizar buscas de ofertas. Neste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel colaborativo para auxiliar o usuário a escolher e realizar compras considerando o custo- benefício dos produtos.