Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juliana Georg
Título: BUSINESS INTELLIGENCE PARA GESTÃO DE VENDAS DO SETOR DE E-COMMERCE UTILIZANDO QLIK SENSE
 
Introdução:
A Tecnologia da Informação (TI) participa cada vez mais da rotina das organizações, seja como uma forma eficiente de gestão da informação e de apoio às decisões ou como uma ferramenta que substitui rotinas antes realizadas por pessoas (MARQUES, 2014). Com isso, são perceptíveis as mudanças na forma como os gestores das empresas usam sistemas de informação para tomar decisões e possuem cada vez mais conhecimento sobre TI, fazendo o uso de seus recursos no seu trabalho e principalmente, transformando o Business Intelligence (BI) em uma ferramenta para executivos (TURBAN, 2009). Conforme Buzzell (1991, p. 225), “As opções estratégicas disponíveis à administração, e os resultados que podem ser esperados a partir de dada estratégia, dependem da posição competitiva de uma unidade de negócio”. Assim, quanto maior a quantidade de informações à disposição, mais fácil e assertiva poderá ser a tomada de decisão. Carvalho (2015) completa que a tecnologia torna o consumidor mais conectado e mais instável diante ao forte bombardeio de informações e ofertas, com a dificuldade da nova situação de negócio pode tornar indispensável para o varejista usar a tecnologia de análise de dados para conhecer o seu consumidor, fazer contato com ele e tentar fidelizá-lo. O varejo brasileiro passa por uma febre de tecnologia, que leva ansiosos empresários a buscar equipamentos, dispositivos e programas que racionalizem e facilitem a operação do balcão para trás, controlando as vendas e os estoques e aprimorando a relação com os fornecedores (CARVALHO, 2015, p. 1). Neste sentido, Lacerda (2010) cita que é crescente a demanda por informações confiáveis e sempre disponíveis, que possam sustentar ações rápidas e precisas. Cico (2017) completa que, em posse de informações oriundas a um Business Intelligence, a empresa poderá cortar gastos desnecessários, repensar estratégias de negócios e tomar decisões de maneira mais assertiva, permitindo que o crescimento da companhia ocorra de maneira rápida e segura. Diante deste cenário, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para facilitar o acesso às informações das vendas online da empresa Loghaus, elevando suas informações a um nível estratégico e auxiliando os gestores na tomada de decisão. Ademais, através do trabalho espera-se eliminar informações redundantes e estáticas, além de exibir gráficos e informações mais confiáveis, baseando-se no conceito de Business Intelligence e utilizando como ferramenta, o Qlik Sense Desktop.