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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Matias Guiomar Henschel
Título: CAVSIM – CONNECTED AND AUTONOMOUS VEHICLE SIMULATOR
 
Introdução:
Segundo Cheng (2014), os veículos são parte indispensável na vida moderna. Porém, Azevedo (2015) mostra que acidentes de trânsito ainda são uma das principais causas de morte no Brasil, recebendo o oitavo lugar na lista com quase 42 mil mortes no ano de 2013. Diversos estudos como o de Komada et al. (2013) apresentam o risco que o fator humano traz ao transporte. Azevedo (2015) também cita excesso de velocidade, imprudência e consumo de álcool como alguns dos principais fatores que causam mortes no trânsito. Como possível solução para este problema, a tecnologia vem se integrando cada vez mais aos veículos, com promessas de melhor segurança e eficiência. A automatização da direção é um exemplo de tecnologia trazida para resolver estes problemas. Segundo Cheng et al. (2014), automóveis equipados com a capacidade de comunicação, também chamados de veículos conectados, tendem a ser a próxima fronteira para a revolução automotiva, com estimativas de que “o mercado global [de veículos conectados] deve chegar a 131,9 bilhões de dólares em 2019” (TRANSPARENCY MARKET SHARE, 2013 apud CHENG et al., 2014, p. 289, tradução nossa). Veículos conectados não somente podem coletar dados detalhados sobre si, como movimentos precisos e rota, mas também compartilhá-los com os veículos ao seu redor e com o ambiente para um controle de tráfego mais ágil e seguro (LEE; PARK, 2012, p. 81). Em um cruzamento, por exemplo, os veículos podem trocar informações sobre o momento de chegada e adaptar suas rotas, removendo a necessidade de semáforos. Para que essas tecnologias emergentes sejam melhor compreendidas, fazem-se úteis simulações. Simuladores trazem informações quanto a eficiência e correto funcionamento ao imitarem o real comportamento de uma situação, fazendo possível que alterações sejam feitas ainda em fase de projeto, o que pode diminuir custos (CRAIG, 1996). No caso de simulação de veículos conectados, a utilização de sistemas multiagentes é comum, pelo potencial de resolver problemas complexos do mundo real (JIN et al., 2012), e características como a comunicação são essenciais para que diferentes agentes possam cooperar em busca de um objetivo comum (HÜBNER, 1995, p. 17). Tendo conhecimento desta conjuntura, este trabalho visa desenvolver um simulador para melhor compreender o cenário que as tecnologias de veículos conectados podem trazer. O simulador utilizará um ambiente multiagente para simular um cruzamento com veículos conectados comparando resultados com veículos dirigidos, cujo foco está primeiramente na segurança e em seguida na eficiência do tráfego.