Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Felipe Loose Corso
Título: EASYEDU: EDITOR WEB PARA JOGOS MULTITOQUE
 
Introdução:
O ser humano naturalmente vive em sociedade por vontade ou necessidade. A sociedade na qual este indivíduo está inserido desempenha papel fundamental na sua formação. Com base na interação social e na troca de experiências são desenvolvidas diferentes formas de linguagem, novas maneiras de expressar e interpretar a cultura, formulam-se opiniões e criam-se diferentes formas de pensar. Todas essas relações contribuem para o desenvolvimento do conhecimento (ROSS, 2006, p.274). Desenvolver o conhecimento fez com que o ser humano evoluísse com o passar dos anos. A busca pelo conhecimento é constante e de fato vem obtendo êxito. Podemos citar como frutos dessa busca a invenção da escrita até o advento da internet (DE MELLO; TEIXEIRA, 2012, p.1). Adquirir o conhecimento é muito importante, poder transmitir esse conhecimento para os demais é tão importante quanto. Por isso é tão relevante encontrar maneiras diferenciadas de como representar e repassar o conhecimento adquirido. Para contribuir com a disseminação do conhecimento podemos utilizar ferramentas de fácil acesso que estão presentes em nosso dia a dia, como os recursos tecnológicos por exemplo. Quando associadas ao processo lúdico essas ferramentas permitem trabalhar qualquer conteúdo de forma prazerosa e divertida, auxiliando pessoas que possuem dificuldades em adquirir conhecimentos da maneira tradicional (FALKEMBACH, 2007, p.1). Incluir novos métodos e tecnologias como formas de ensino podem contribuir para o aumento da motivação dos alunos para a aprendizagem. Os jogos são ótimas ferramentas para serem utilizadas, pois prendem a atenção, contribuem com a integração, entusiasmam e ensinam enquanto divertem. Os jogos conseguem transmitir informações de várias maneiras, estimulando diversos sentidos ao mesmo tempo e sem se tornarem cansativos (FALKEMBACH, 2007, p.1). Utilizar dispositivos como smartphones, tablets e notebooks que possuem suporte à tecnologia multitoque, que é um método de entrada que permite que dois ou mais dedos possam ser utilizados na tela de uma só vez, podem agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem (GALO; SERRANO; ROCHA, 2009, p.1). Diante do exposto, foi desenvolvido um editor de jogos multitoque para a plataforma web, tendo como objetivo gerar insumos para auxiliar os alunos e educadores no ensino de seus objetos de estudo. Com o uso do editor, o professor poderá explorar o lado pedagógico, criando templates customizados com base no conteúdo abordado em sala. Os jogos multitoque criados no editor poderão ser utilizados de duas maneiras. A primeira delas com duas partidas em paralelo, na qual as equipes poderão “duelar”. A outra maneira é tendo apenas uma partida ativa, em que uma equipe ou usuário buscará resolver o exercício no menor tempo possível.