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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Felipe Loose Corso
Título: EASYEDU: EDITOR WEB PARA JOGOS MULTITOQUE
 
Conclusão:
O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta que pudesse contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, explorando o lado lúdico e trazendo a tecnologia para dentro das salas de aula. Como resultado, esta monografia apresentou o desenvolvimento de um editor web para jogos multitoque, que fornece layouts customizáveis pelo professor, permitindo que sejam criados jogos de encaixe de letras e imagens, utilizando recursos multimídia. O desenvolvimento e a disponibilização do EasyEdu possibilitaram o atingimento do primeiro objetivo específico definido para o trabalho. As atividades geradas pelo editor podem ser disponibilizadas para que os alunos as pratiquem no modo de jogo partida única ou partida dupla, incentivando a interação. Para melhor aproveitamento dos recursos que os jogos desenvolvidos proporcionam, recomenda-se a utilização de dispositivos que tenham suporte multitoque. Caso não seja possível, pode-se utilizar um computador convencional. Permitir que os alunos pratiquem as atividades desenvolvidas, tornou possível o atingimento do segundo e do terceiro objetivos específicos do trabalho. O EasyEdu foi validado com os alunos da turma de pedagogia da FURB, pois estes encaixam-se no perfil de especialistas. Os resultados obtidos apresentados na seção 3.4.2 foram gratificantes, fazendo com que o último objetivo específico proposto para o trabalho fosse alcançado. As ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho se mostraram adequadas para os fins aplicados. O AngularJS foi escolhido devido a vivência no framework, também por ser muito bem aceito e empregado no desenvolvimento de aplicações web, o que facilita os trabalhos de extensão. A integração com o Google para armazenar os dados no Drive não havia sido pensada inicialmente, mas ao colocá-la em prática identificou-se que ela agregou valor na entrega. As rotinas utilizadas na integração poderiam facilmente ser desenvolvidas com outra linguagem de back-end, mas perderíamos esse diferencial. Outro ponto de destaque foi a utilização do QR Code para o compartilhamento das atividades, o que possibilita a troca de informação de forma prática. Mesmo não tendo experiência com aplicações multitoque, não foram encontrados problemas no emprego do Hammer.js. A utilização é simples e materiais de apoio são facilmente encontrados na internet. Durante o desenvolvimento foram encontrados alguns problemas, que estão descritos por ordem de criticidade. A alteração do encode do arquivo de controle da aplicação por exemplo, quando eram informados caracteres acentuados. Os detalhes podem ser consultados na seção 3.4.3. Outra situação comentada na seção 3.4.3 é com relação à função utilizada para obter o elemento onde o movimento do multitoque foi encerrado. O último caso foi a necessidade de enviar o JSON com os dados do conteúdo para um repositório público, devido ao bloqueio do Google para armazenar esse tipo de arquivo. Nesse caso os detalhes podem ser consultados na seção 3.3.1.1. O desenvolvimento e a conclusão deste trabalho propiciaram ao autor a oportunidade, mesmo de uma maneira muito singela, contribuir para que o professor possa tornar as aulas menos monótonas e o ensino mais atrativo para os alunos, deixando-as mais motivadas para o aprendizado. Além disso, foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso de graduação, juntamente com a experiência trazida do meio profissional. Esses dois fatores se complementaram, garantido êxito no resultado.