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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Daniel Gielow Junior
Título: LIP – SISTEMA PARA OTIMIZAR O CARREGAMENTO DE PRODUTOS PALETIZADOS EM CAMINHÕES
 
Introdução:
A inteligência artificial (IA) é um assunto estudado a décadas. Seu termo nasceu oficialmente em 1956 no famoso encontro de Dartmouth e ao longo do tempo o estudo da IA proporcionou grande progresso na resolução de problemas e diversos métodos foram desenvolvidos (RUSSELL; NORVIG, 2013). Atualmente a IA possui uma série de áreas e técnicas de atuação, como por exemplo os algoritmos de busca (LIMA et al., 2008). Algoritmos de Busca são técnicas de IA aplicadas a problemas de alta complexidade teórica que não são resolvidos com técnicas de programação convencionais, principalmente as de natureza puramente numérica (DIRENE, 2016). Segundo Zambiasi (2010), os algoritmos de busca podem ser classificados em: busca cega e busca heurística. Dentro dos algoritmos de busca heurística destacam-se os Algoritmos Genéticos (AG). Propostos inicialmente por John Holland na década de 70, se expandiram por toda a comunidade científica por oferecer boas soluções em problemas extremamente complexos (LINDEN, 2006), tais como os problemas NP-difíceis. Problemas NP-difíceis são problemas com complexidade exponencial, ou seja, o esforço para encontrar sua solução cresce de forma exponencial com o tamanho do problema (ZIVIANI, 2006). Dentro da área da logística pode- se encontrar vários problemas NP-difíceis, como por exemplo, o clássico problema do caixeiro viajante, que consiste em encontrar a menor rota a ser percorrida com diversos pontos de passagem (SILVEIRA, 2001). Outros problemas NP-difícil relacionados com a área de logística são os problemas de empacotamento, que consistem em preencher um recipiente com a maior quantidade de itens possíveis (WÄSCHER et al., 2007). Exemplo desse tipo de problema é o carregamento de paletes (Pallet Loading Problem - PLP), que consiste em organizar as caixas de produtos sobre paletes, visando otimizar a ocupação de área disponível, reduzindo então custos em operações em transporte e armazenagem (CAVALCANTI JÚNIOR, 2009). Esta atividade faz parte do processamento de pedidos e tem o seu custo considerado pequeno quando comparados aos demais processos logísticos. Contudo, este processo é considerado uma atividade primária por ser um elemento crítico em termos de tempo necessário para levar os produtos até o cliente (BALLOU, 2006). Diante deste contexto, foi desenvolvido uma aplicação para a otimização do carregamento de produtos paletizados em caminhões utilizando algoritmos aproximados como técnica de busca, possibilitando a visualização 3D do resultado encontrado.