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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Tiago Silva Renostro
Título: Plataforma para monitorar audiências televisivas
 
Introdução:
Nos últimos tempos as tecnologias da informação e os meios de comunicação, têm participado efetivamente em nossas vidas em virtude das mudanças de hábitos, preferências e participando na construção de ideias ou opiniões. No dia-a-dia desempenha-se uma simples atividade, a comunicação, iniciando de alguma forma o processo para a troca de informações (LAROSE; STRAUBHAAR, 2004, p. 1). Na comunicação em massa, um-para-muitos, a mensagem é levada para centenas ou milhares de receptores a partir de uma única fonte, com recursos eficientes para alcançar seu público alvo com agilidade, mas com limitadas repostas da audiência (LAROSE; STRAUBHAAR, 2004, p. 9). Em razão disto, segundo Gomes (1996, p. 1), “a televisão é um veículo que, apesar de todo o avanço tecnológico no campo das comunicações sociais, ainda mantém o seu encanto e a sua capacidade de envolver as pessoas”. Para Taurion (2005, p. 141), a televisão é o meio de comunicação mais influente e poderoso da sociedade humana. No Brasil por ser aberta e gratuita, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a TV está em 97% dos lares, perdendo apenas para o fogão, ficando em segundo lugar, seguido pela geladeira, em terceira posição (DINIZ, 2014). A TV de alguma forma desempenha um papel integrador de cultura, dos costumes e da língua, contribuindo diretamente na cultura brasileira. Na realidade socioeconômica do país, torna-se praticamente a principal, senão única, atividade básica de entretenimento e informação para uma parcela significativa da sociedade (TAURION, 2005, p. 141). A indústria da televisão brasileira é uma grande fonte de investimentos, movimentando alguns bilhões por ano, chegando a representar alguns por centos do total do Produto Interno Bruto (PIB). Grande parte desse montante vem dos anunciantes que desejam que seus produtos sejam exibidos. Desenvolver métodos para análise de audiência para compreender o comportamento do telespectador, uma vez que este também desempenha o papel de consumidor, despertou o interesse por parte dos anunciantes, esperando por resultados positivos frente a seus investimentos. No Brasil as análises de audiências são realizadas através de um aparelho eletrônico denominado peoplemeter, conectado juntamente ao televisor e identifica o que está sendo assistido. Implantado desde a década de 1970, apresentou diversas modificações resultando nos modelos atuais. Em razão disto, o custo de desenvolvimento e implantação tornou-se elevado demais (BARRÉRE; BASÍLIO; MORENO, 2012). Como consequência dos altos custos, os números de amostras são desproporcionais em relação ao números de municípios do Brasil e a quantidade de aparelhos televisores nas residências, de maneira que os dados obtidos e resultados apresentados sejam um tanto duvidosos para as emissoras de televisão e o próprio telespectador. Diante deste cenário, viu-se a oportunidade em desenvolver um peoplemeter baseado em microcontrolador Arduino por ser acessível, diminuindo os gastos com seu desenvolvimento e ampliando os números de domicílios a participarem da amostra. Por meio de um servidor, agrega agilidade na obtenção dos dados e disponibilização dos números da audiência, através da plataforma web, sobre o canal que está sendo assistido.