Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Felipe Ferreira
Título: TAGARELA: módulo jogo de letras e número
 
Introdução:
Com a expansão da internet e o aumento das tecnologias digitais na sociedade, é esperado um aumento da utilização de recursos tecnológicos para auxiliar na educação (SOUZA, 2013). Pesquisando por essas ferramentas na internet, encontrou-se pouco material que utilize recursos mais recentes, como Canvas e Ionic, sendo a sua maioria digitalização de material tradicionalmente impresso. Aulas modernizadas pelo uso de recursos tecnológicos têm vida longa e podem ser adaptadas para vários tipos de alunos, para diferentes faixas etárias e diversos níveis de aprendizado (SOUZA, 2013). Muito se fala hoje em dia sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais na sociedade e da garantia aos seus direitos como cidadão. A legislação brasileira abrange o direito à inclusão escolar e obriga que as escolas de ensino regular permitam a matrícula de qualquer aluno, independe da sua necessidade de cuidados especiais (INCLUSÃOJÁ, 2013). Porém, os professores de escolas públicas não recebem um treinamento para atender essas crianças e não recebem os recursos necessários para os cuidados adequados. É necessária a evolução na capacitação docente, pois a tecnologia é algo ainda a ser desmistificado para a maioria dos professores (SOUZA, 2013). Entre as ferramentas tecnológicas disponíveis, existem dois aplicativos desenvolvidos como Trabalho de Conclusão de Curso pela Universidade Regional de Blumenau, que tem como objetivo ajudar a suprir a necessidade de ajudar os docentes a trabalhem com crianças com problemas de comunicação. O aplicativo Tagarela, que foi estendido e convertido para tecnologias web por Wippel (2015), tem como objetivo auxiliar na comunicação de pessoas com limitações fonoarticulosas e compartilhar a experiências que cada profissional teve no desenvolvimento de cada usuário. O outro aplicativo é o Jogo de Letra e Números, desenvolvido por Reetz (2013), com o objetivo principal de ensinar a escrever as letras do alfabeto e os números. Mesmo com projetos como esses, as funcionalidades necessárias para atender pessoas com necessidades especiais acabam fragmentadas em diversas aplicações e plataformas diferentes, dificultando o acesso e utilização dessas ferramentas por profissionais, professores e alunos. Neste trabalho foi estendido o aplicativo Tagarela adicionando as funcionalidades do Jogo de Letras e Números. Com isso, acredita-se que o jogo possa ser utilizado em mais plataformas, aumentando a sua acessibilidade. Com a integração do jogo dentro do aplicativo Tagarela, é possível a utilização dos recursos que já existem nele, como o registro da evolução de cada usuário e o compartilhamento dessa evolução entre os educadores. O Tagarela trabalha com pranchas de comunicação, sendo que uma prancha é um conjunto de até 9 símbolos. O Jogo de Letras e Números deverá utilizar a mesma estrutura de pranchas já existente para o Tagarela