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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): André Felipe Ferreira
Título: TAGARELA: módulo jogo de letras e número
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou a migração do aplicativo Tagarela para o framework Ionic e a integração do Jogo de Letras e Números para dentro dessa aplicação. O estudo mais aprofundado sobre os recursos do Phonegap permitiu a migração e integração dos dois aplicativos, mantendo o funcionamento original dos dois e seu funcionamento multiplataforma. Outra característica do aplicativo era manter o visual de todas as plataformas o mais próximo possível, permitindo que o usuário se adapte rapidamente em caso de troca. Não foi possível manter o visual exatamente igual, pois existem particularidades de cada plataforma, inclusive do próprio framework utilizado, mas elas foram mantidas o mais próximo possível. Também foi atingido o objetivo de utilizar somente os arquivos das imagens para armazenar os dados sobre as pranchas que as utilizam, como presas, suas posições e seu predador. Foi necessário obter o conhecimento sobre tratamento de imagens com HTML e Javascript, além de PHP que foi utilizado para fazer as alterações necessárias nas imagens, e no fim foi possível obter o resultado esperado. Esse mesmo conhecimento foi utilizado para automatizar a criação das miniaturas das pranchas. As ferramentas utilizadas se mostraram adequadas para o objetivo de criar um aplicativo multiplataforma. O Phonegap é eficiente na geração de códigos nativos para os dispositivos móveis, e a combinação de HTML, CSS e Javascript facilitou o desenvolvimento e principalmente os testes, já que podia ser testado diretamente do navegador sem a necessidade de um dispositivo. Durante o desenvolvimento foram encontrados alguns problemas, tais como a sincronização dos dados do aplicativo com o servidor, cujo objetivo era manter um único código para as duas plataformas, mas não foi possível identificar uma alternativa viável. Outro problema encontrado foi o tratamento dos eventos de toque para os dispositivos móveis, que são diferentes dos navegadores e precisam ser tratados de forma diferente. Também surgiram alguns problemas no redimensionamento das imagens, pois os píxeis delas são utilizados para o controle do jogo, e ao redimensionar a imagem o valor lido pelo Javascript não era o original. Foi possível resolver o problema criando camadas extras, ocultas para o usuário, mantendo as proporções originais. A principal contribuição desse trabalho foi proporcionar a utilização de uma ferramenta multiplataforma, que permita a interação dos usuários com as pranchas, facilitando a sua comunicação e aprendizado da linguagem. Suas limitações estão na necessidade da utilização de plugins para poder acessar os recursos nativos dos dispositivos, fazendo com que aplicativos que necessitam de vários recursos executem com baixo desempenho