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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Fernanda Carvalho
Título: Ferramenta de Suporte das Atividades dos Discentes no Ambiente de Aprendizagem LEARN LOOP
 
Introdução:
Os sistemas de informações nas empresas estão passando por várias mudanças. Primeiramente as empresas estavam trabalhando para conseguir gerar e implantar informações nos computadores. Hoje em dia as informações já são de fácil geração e implantação, portanto, as empresas necessitam de informações gerenciais e executivas, para poderem tomar decisões rápidas neste mercado globalizado (Dalfovo, 2000). Conforme Prates (1999), um Sistema de Informação deve apresentar informações claras, sem interferência de dados que não são importantes, e deve possuir um alto grau de precisão e rapidez. Para ser possível à organização obter essas informações auxiliando na tomada de suas decisões, é preciso que possua uma tecnologia de gerenciamento da informação. A principal ferramenta para organizar as informações é o banco de dados. Porém, de acordo com Oliveira (1998), os bancos de dados que armazenam as transações diárias das empresas foram feitos para responder a questões simples, revelando dificuldade para responder a pesquisas que necessitam relacionar dados em diversas tabelas. Segundo Dalfovo (2001), os Sistemas de Informações foram divididos de acordo com as funções administrativas, que a mercê de suas características próprias, foram tratadas de forma individualizada, entre os quais encontra-se: a) Sistema de Informação para Executivos (EIS); b) Sistema de Informação Gerencial (SIG); c) Sistema de Informação Estratégico para o Gerenciamento Operacional (SIEGO); d) Sistema de Suporte às Transações Operacionais (SSTO); e) Sistema de Suporte à Tomada de Decisão por Grupos (SSTDG); f) Sistema de Informação de Tarefas Especializadas (SITE); g) Sistema de Automação de Escritórios (SIAE); h) Sistema de Processamento de Transações (SIPT) e i) Sistema de Informação de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD). Este último será abordado com maior ênfase neste trabalho. Proporcionar aos executivos informações oportunas, precisas e completas com as quais possam tomar decisões mais rápidas e bem informadas não é tarefa fácil. Entre outras tecnologias existentes no mercado, o Data Warehouse é uma que pode resolver esta dificuldade. O Data Warehouse é projetado para suprir as necessidades dos executivos por maiores e mais velozes informações sobre o desempenho gerencial. Para isso, seu banco de dados contém apenas as informações necessárias para a tomada de decisão, vindas de bancos operacionais (Harrison, 1998). Um aspecto muito importante da construção do Data Warehouse é o cubo de decisão, que de conformidade com Inmon (1997), refere-se a um conjunto de componentes de suporte a decisões, que podem ser utilizados para cruzar tabelas de um banco de dados, gerando visões através de planilhas ou gráficos envolvendo o cálculo de dados que o usuário virá a solicitar, mas que podem ser derivados de outros dados. Para fazer a extração e análise dos dados contidos no Data Warehouse, surgiram as ferramentas On Line Analitical Processing (OLAP - Processo Analítico On-line), que se aplica em todas as funções analíticas (geração de consultas, execução de cálculos matemáticos e formatação de dados) requeridas para a criação de informações úteis a partir dos dados armazenados no Data Warehouse (Harrison, 1998). O mais importante aspecto do projeto de um Data Warehouse é a questão da granularidade. Esta por sua vez, diz respeito ao nível de detalhamento ou de resumo contido nas unidades de dados existentes no Data Warehouse. Quanto mais detalhado, mais baixo é o nível de granularidade (Inmon, 1997). Embora o Data Warehouse tenha surgido para atender a necessidade de informações dos executivos, atualmente esta tecnologia está sendo aplicada em diversas áreas de trabalho, inclusive na área educacional. Atualmente a Universidade Regional de Blumenau (FURB) utiliza o ambiente de aprendizagem Learn Loop da Universidade Virtual Pública do Brasil (UniRede) para o ensinamento virtual, sendo que este possui seu código fonte aberto e novas idéias podem ser agregadas ao projeto que ainda está em desenvolvimento. No módulo denominado de Área de Trabalho o professor disponibiliza em forma de arquivo o material didático e é de responsabilidade do aluno acessar o material disponível para leitura e/ou download no desenvolvimento de suas atividades curriculares. Neste contexto o professor não possui uma ferramenta de controle de quais ou quantos alunos acessaram os recursos. Direcionando então as visões para a necessidade do desenvolvimento de uma ferramenta de suporte das atividades dos discentes no ambiente de aprendizagem Learn Loop, utilizar-se-á de um Data Warehouse de forma a construir uma base de dados com informações, tais como, operação realizada (leitura e/ou download), data da operação sobre cada aluno quando os mesmos acessarem os recursos disponibilizados. Adicionando-se as técnicas de Cubo de Decisão e Granularidade a ferramenta auxiliará o professor na tomada de decisão.