Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Fernanda Carvalho
Título: Ferramenta de Suporte das Atividades dos Discentes no Ambiente de Aprendizagem LEARN LOOP
 
Conclusão:
As mudanças sociais em ritmo acelerado exigem uma educação constante de todos os cidadãos, assim, o desenvolvimento cientifico e tecnológico vem contribuindo para ajustar ensino e tecnologia a esta nova realidade. Com o Ambiente de Aprendizagem Learn Loop vê-se na Universidade Regional de Blumenau um embrião para esta realidade, tendo em vista que nos dias atuais não podemos separar educação de tecnologia e tecnologia de sociedade. A metodologia de desenvolvimento de Sistemas de Suporte à Tomada de Decisão (SSTD), utilizada nesse trabalho e aplicada no ambiente de aprendizagem, mostrou-se adequada para o desenvolvimento do trabalho. A metodologia Data Warehouse muito contribuiu no desenvolvimento ao apresentar conceitos como granularidade, dimensão, fatos que foram importantes na análise do projeto. A ferramenta Power Designer, demonstrou ser capaz de especificar o sistema através dos diagramas previstos pela análise essencial. Quanto ao banco de dados MySql apresentou um certo grau de instabilidade ao encerrar a conexão sem previa solicitação, nos demais aspectos atendeu os requisitos esperados em sua utilização. A linguagem de programação PHP se mostrou eficiente para o desenvolvimento dinâmico na Internet não apresentando problemas com servidores e banco de dados. Para desenvolver recursos gráficos foi utilizada a ferramenta EasyCharts, mostrando-se apropriada para atender as necessidades desse trabalho. Com isso conclui-se que os objetivos a que se refere esse trabalho foram alcançados, apresentando uma ferramenta de suporte para gerenciar as operações realizadas pelos alunos sobre os materiais disponíveis. A aprendizagem adquirida com o desenvolvimento da ferramenta de suporte ao corpo docente no ambiente de aprendizagem da universidade, engrandeceu-se o conhecimento e a capacidade para implantar novos projetos, além de uma visão mais abrangente na área educacional, mais voltada as necessidades do professor.