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Introdução
 
 
Acadêmico(a): André Antonio Bellato
Título: Sistema de Informações de Vendas em Empresas Atacadistas Utilizando Data Warehouse
 
Introdução:
Segundo Oliveira (1998), os Sistemas de Informação surgiram como uma forma de manter o executivo pronto e, de antemão, muito bem preparado, ganhando com isso uma ampla visão integrada de todas as áreas de sua empresa. Os Sistemas de Informação têm um escopo diferente dos sistemas de transações, enquanto os dados operacionais estão focados em uma única área, os de informação precisam relacionar um grande número de áreas e de dados operacionais. A utilização de Sistemas de Informação pode vir a auxiliar o executivo no processo decisório, com a obtenção de dados estrategicamente escolhidos e de conteúdos relevantes para qualquer nível e tamanho da empresa. Atualmente as empresas estão sob grande pressão para responder rapidamente às mudanças do mercado. Para realizar esta tarefa, as empresas devem ter acesso rápido a todos os tipos de informações antes de tomar qualquer decisão estratégica. Para possibilitar a tomada de decisão correta é essencial poder pesquisar em registros passados e identificar tendências relevantes. Obviamente, para executar qualquer tarefa de análise de tendência deve-se ter acesso a todas informações que possam servir de apoio. Estas informações estão armazenadas, principalmente, em banco de dados volumosos (Corey, 2001). Além disso, com a evolução da tecnologia de informação e o crescimento do uso de computadores interconectados, praticamente todas as empresas de médio e grande porte estão utilizando sistemas informatizados para realizar seus processos mais importantes, o que com o passar do tempo acaba gerando uma enorme quantidade de dados relacionados aos negócios, mas não relacionados entre si. Estes dados armazenados em um ou mais sistemas operacionais de uma empresa são um recurso, mas de modo geral, raramente servem como recurso estratégico no seu estado original. As decisões tomadas nas empresas, normalmente são baseadas na experiência dos administradores, quando poderiam também ser baseada em fatos históricos que foram armazenados pelos diversos sistemas de informação utilizados pelas organizações (Dal’Alba, 1998). Os sistemas convencionais de informática não são projetados para gerar e armazenar as informações estratégicas, o que torna os dados vagos e sem valor para o apoio ao processo de tomada de decisões das organizações. Os bancos de dados que armazenam as transações diárias das empresas foram feitos para responder a questões simples, como totalizações, somatórios, e revelam enorme dificuldade para responder às pesquisas que necessitam relacionar dados em diversas tabelas. Neste cenário, a maneira mais fácil de obter acesso aos dados que geram as informações para a tomada de decisão é criar um Data Warehouse (Inmon, 1997; Kimball, 2000; Inmon, 1999). Segundo Oliveira (1998), “a criação de Data Warehouse vem de encontro às necessidades atuais das grandes empresas. Massacradas por uma quantidade enorme de dados derivados de transações diárias, as corporações encontram grandes dificuldades na hora de utilizar estes dados para a tomada de decisões”. Segundo Singh (2001) e Inmon (1999), o Data Warehouse é um repositório de dados central que contém todos os dados relevantes de uma organização para a tomada de decisão. O mesmo é projetado para apoiar decisões estratégicas, através dos sistemas de apoio à decisão (SAD) e é construído a partir das bases de dados dos sistemas operacionais da organização. Normalmente, os dados dos sistemas operacionais podem estar em formatos, locais e plataformas diferentes. Estas características das fontes dos dados operacionais fazem com que a criação e a manutenção dos Data Warehouses sejam muito complexas. Isto se dá, pois os dados das fontes têm que ser capturados, limpos, integrados e aplicados no Data Warehouse. Com o surgimento do Data Warehouse são necessários novos métodos de estruturação de dados e novas tecnologias, tanto para armazenamento, como para recuperação de informações (Dal’Alba, 1998). Um Data Warehouse bem projetado contém todos os dados para responder as perguntas cruciais formuladas pela gerência (O que?, Quando?, Por quê?, E se? etc ). Ao contrário dos sistemas operacionais, o Data Warehouse é projetado para que estas respostas sejam fornecidas em tempo hábil para a tomada de decisões (Kimball, 1998). Uma outra alternativa é a construção de um Data Mart ou Warehouse departamental. A abordagem descentralizada passou a ser uma das opções de arquitetura Data Warehouse, afirma Scherer (2000). As vantagens em relação a um Data Warehouse centralizado são o custo mais baixo e implementação mais rápida. Os Data Marts podem ser definidos como depósitos de dados especializados, cujo objetivo é ter todos os detalhes relevantes de um determinado assunto, ou departamento/divisão, que possam atender as várias necessidades de informações no âmbito departamental. O Data Mart permite a geração de dados integrados e históricos auxiliando o processo de quantificação do que está realmente sendo produzido, baseado em fatos e não em intuições ou especulações, o que reduz a probabilidade de erros, podendo balizar o direcionamento financeiro de investimentos das empresas. Com este projeto, propõe-se a construção de um Data Mart para o departamento comercial, que irá armazenar informações sobre a estrutura de funcionamento e desempenho do sistema de venda de uma empresa distribuidora de produtos do segmento alimentício (distribuidora de doces, chocolates, miudezas em geral e produtos para sorveteria) e que pretende servir de instrumento essencial no processo de análise e tomada de decisão em relação ao investimento dos recursos disponibilizados para vendedores e propaganda nas regiões atendidas pela empresa.