Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Gielez Feldhaus Goulart
Título: APLICATIVO PARA AUXILIAR CRIANÇAS AUTISTAS NO DESENVOLVIMENTO E AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
 
Introdução:
O espectro autista, mais conhecido por autismo, segundo Schwartzam (2010), é uma perturbação do desenvolvimento cujas características comprometem a linguagem, a comunicação, a socialização e o comportamento. A perturbação do espectro autista é a mais conhecida dentre o grupo de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TDG). Leo Kanner foi o primeiro a observar e descrever as características do autismo, em 1943 (LÓPEZ; GRANADOS; VÁZQUEZ, 2007). Leo Kanner observou também o que hoje é chamado de Tríade de Prejuízos, que inclui: déficits na interação social, na comunicação verbal e não- verbal, bem como no comportamento, nas atividades e interesses restritos e repetitivos. Uma característica apresentada por crianças autistas é a maneira atípica do desenvolvimento da linguagem. Segundo Freire (2011), o processo de alfabetização vai muito além do reconhecimento de símbolos e letras, é preciso saber interpretar o que está ao redor com a leitura de mundo. Cada pessoa possui uma forma de aprendizado, sendo que, entre essas diversas formas, encontram-se as que dizem respeito às pessoas com deficiência. As diferentes deficiências geram necessidades e formas educativas especiais, as quais devem 1 atender as características peculiares e próprias de cada indivíduo. A ecolalia , a inversão 2 3 pronominal e a inflexibilidade interacional são algumas características apresentadas durante o processo de desenvolvimento e aquisição da linguagem por autistas (PRIZANT, 1983). “De um modo geral, a criança com TDG inicia a falar através de um vocabulário com pouca informação, muitas começam a falar nomeando objetos ou figuras específicas.” (ANDRADE; PEREIRA, 2014). Além disso, conforme afirma Teodiano Freire Bastos Filho (G1 ESPÍRITO SANTO, 2014), “o autista tem dificuldade de se relacionar com humanos, mas interage bem com máquinas”, pois essas reagem com ações específicas e são previsíveis. Sabe-se que a tecnologia pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, inclusive de crianças autistas. “Atualmente, percebe-se que tablets e smarts phones toutch screen são usados por familiares como ferramenta de auxílio às crianças [...] na comunicação e no estímulo à atenção, utilizando cores, animações e concentração” (GOULART, 2015, p. 37-38). Oliveira (2012) cita que as tecnologias podem oferecer aos professores recursos e meios para ampliar a relação ensino-aprendizagem saindo da sala de aula física e do meio convencional de ensino. Já para Andrade (2011), é importante a utilização da tecnologia como apoio pedagógico, sendo necessário fazer uma análise para descobrir todo potencial que a sociedade tecnológica tem a oferecer. Diante do exposto, foi construído um aplicativo para a plataforma Android que utiliza o reconhecimento de voz e imagens para auxiliar o desenvolvimento e a aquisição de linguagem de crianças com autismo. O autista interage com o aplicativo através de comandos por voz com o objetivo de pronunciar corretamente a palavra correspondente à imagem apresentada. Foram utilizadas imagens que possibilitam que a criança estabeleça a ligação entre a palavra e o objeto em questão.