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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Marcos Willian da Silva
Título: SISTEMA DE CONSUMO COLABORATIVO COM FOCO EM OFERTA DE SERVIÇOS LOCAIS
 
Introdução:
Nos últimos anos, tem-se visto um grande desenvolvimento do comércio eletrônico mundial. Em paralelo, observa-se o desenvolvimento de tecnologias inovadoras no comércio de bens e serviços online, que facilitam e tornam mais segura a realização de transações pela Internet (ALBERTIN, 2010). Como descreve Albertin (2010, p.41), “a Internet está revolucionando o comércio. Ela estabelece a primeira forma possível e segura para ligar espontaneamente pessoas e computadores por fronteiras organizacionais”. Uma das novas tendências do mercado que chegou recentemente ao Brasil é o chamado consumo colaborativo, que traz uma nova visão de como os bens e serviços são oferecidos e consumidos. Nessa nova prática comercial, comunidades se formam com o objetivo de otimizar o consumo. Consequentemente, há o detrimento da ideia de propriedade individual com a finalidade de facilitar o acesso a bens e serviços aos integrantes dessa comunidade (BARRANGER, 2014). Apesar de ser recente, pode-se observar uma segmentação no mercado de consumo colaborativo online, que já possui uma gama variada de serviços. Dentre os vários serviços já oferecidos, uma necessidade que tem ficado em segundo plano, mas pode ser melhor explorada, é a oferta de serviços locais. Principalmente serviços para residências. Como quem geralmente oferece esse tipo de serviço são trabalhadores autônomos, que usualmente possuem outra fonte de renda principal, o marketing desse setor é bastante tímido, feito com base em anúncios em folders, jornais e páginas amarelas. Esse cenário é compreensível, haja vista que esses trabalhadores autônomos costumam não ter renda suficiente para pagar por propaganda em grandes mídias, e também não possuem conhecimento da Internet e seu potencial de marketing. Nesse contexto, os consumidores que procuram por esse tipo de serviço acabam não tendo parâmetros para fazer sua escolha, muitas vezes solicitando esses serviços às cegas, pagando valores exorbitantes e ficando descontentes com o resultado. Na Internet existem portais de anúncios nos quais podem ser encontrados todos os tipos de ofertas. Nesses portais, percebe-se um foco na oferta de produtos, enquanto que os serviços costumam ficar em segundo plano. Seus mecanismos de busca possuem ferramentas mais específicas para produtos, como filtros de tamanho e cor, restando aos serviços serem ofertados em sites específicos ou classificados online. Acredita-se que nenhum desses portais consiga abordar, em sua essência, a formação de uma comunidade virtual que mantém um foco local, como se mostra necessário aos serviços locais. Ao contrário do comércio de produtos de vestuário, por exemplo, que podem ser comprados e vendidos mundialmente, o mercado de serviços locais é limitado a certo contexto geográfico. Alguém que precisa de uma nova instalação elétrica em seu banheiro, ou construir uma nova churrasqueira em seu jardim, provavelmente solicitará esse serviço a alguém de seu bairro. No máximo, de sua cidade ou região. Observa-se certa dificuldade dos consumidores em encontrar bons profissionais, entretanto, o Brasil possui um número considerável de profissionais autônomos nessas áreas específicas (LOPES, 2014). Dados do IBGE (2015) mostram que 32% da população ocupada nas seis maiores regiões metropolitanas brasileiras trabalham nas atividades de construção, serviços domésticos ou outros serviços. Em uma projeção nacional são cerca de 34 milhões de pessoas, e dessas, cerca de 10 milhões são autônomos. O que mostra que o problema pode não ser a falta de profissionais, mas sim como e onde conectar esses profissionais com consumidores de seus serviços. Ainda, segundo o SEBRAE (2015), o Brasil possui 70 milhões de residências e 18 milhões de prédios comerciais e industriais e, deste total, estima-se que 80% tenha necessidade de manutenção pelo menos uma vez no ano. Um mercado interessante a ser explorado, já que a demanda por esse serviço é alta. Diante do cenário apresentado, este trabalho propõe explorar a nova economia colaborativa. O objetivo principal desse trabalho é desenvolver um sistema que conecte os prestadores de serviços locais com consumidores que procuram por esses serviços, utilizando o modelo de negócios de consumo colaborativo, prezando pela qualidade dos serviços e criação de vínculos entre os membros dessa comunidade virtual.