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Acadêmico(a): Antônio Marco da Silva |
Título: VISEDU: INTERFACE DE USUÁRIO TANGÍVEL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA E UNITY |
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Introdução: |
No contexto da Realidade Virtual encontra-se a Realidade Aumentada, sendo configurada como uma modalidade de interface computacional avançada, que busca alcançar a interação humano-computador de uma forma mais natural, misturando em tempo real objetos virtuais tridimensionais gerados por computador com elementos do ambiente físico (RODRIGUES; SATO; BOTEGA, 2012). A Realidade Aumentada visa simplificar a vida do usuário trazendo informação virtual não só para seus arredores imediatos, mas também para qualquer visão indireta do ambiente do mundo real, tal como transmissão ao vivo em vídeo (CARMIGNIANI; FURHT, 2011 p. 3, tradução nossa). Entre os vários usos para a Realidade Aumentada, se encontra a Interface de Usuário Tangível. Com esta interface é possível manipular objetos do mundo real e obter resposta no mundo virtual, assim sendo, torna-se possível misturar o virtual e o real tendo um resultado mais natural. A Interface de Usuário Tangível inovou o conceito de interação entre o usuário e o computador, permitindo manipular seu ambiente físico e interagir com o mundo digital, como Jacko (2012, p. 466, tradução nossa) explica, “A idéia chave da interface tangível é dar forma física para a informação digital. Essa Forma física serve tanto para suas ligações digitais interligadas e associações.” No contexto de Realidade Aumentada encontra-se o Vuforia, um kit de desenvolvimento de software que torna possível a criação de aplicações de Realidade Aumentada para dispositivos móveis. Entre suas plataformas de desenvolvimento, Vuforia fornece uma extensão para o motor de jogos Unity, que por sua vez facilita o desenvolvimento de aplicações e jogos tridimensionais e bidimensionais. Diante deste contexto, este trabalho desenvolveu uma Interface de Usuário Tangível utilizando a extensão Vuforia para o motor de jogos Unity e assim utilizando esta Interface de Usuário Tangível para manipular objetos virtuais, podendo associá-los a um marcador e permitir alterar seus atributos |
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