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Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Antônio Marco da Silva
Título: VISEDU: INTERFACE DE USUÁRIO TANGÍVEL UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA E UNITY
 
Conclusão:
Este trabalho apresentou a criação de uma interface de usuário tangível com o uso da Realidade Aumentada, utilizando objetos reais para interagir com objetos virtuais usando o conceito de Realidade Aumentada tangível apresentada por Shaer e Hornecker (2010), que é descrito na seção 2.1. Os objetivos deste trabalho foram criar um ambiente de Realidade Aumentada em que o usuário consiga manipular objetos virtuais utilizando objetos reais obtendo retorno visual destas alterações e também a interação entre objetos virtuais em um ambiente virtual aumentado. Para isso, foi utilizado a plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos Unity em conjunto da biblioteca Vuforia, tendo este fornecido os recursos necessários para a implementação da Realidade Aumentada do aplicativo desenvolvido. Essa combinação entre o Unity e Vuforia se tornou adequada para a implementação, pois, forneceu os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho. A utilização do Unity em conjunto com Vuforia, possibilitou o reconhecimento de vários marcadores e a geração de objetos virtuais tridimensionais utilizando a câmera de um dispositivo móvel. O Unity contribuiu com o uso de suas funcionalidades para posicionamento de objetos virtuais e a utilização de parentalidade para movimentar objetos virtuais filhos caso o objeto virtual pai seja movido, e assim permitindo que objetos sejam colocados em um cenário virtual que permitia modificar os seus atributos. Os objetivos propostos foram atingidos com resultados satisfatórios, com isso permitindo ao usuário um entendimento do conceito da Interface de usuário tangível. Nos testes, foram percebidos a infamiliaridade dos usuários com a interação da realidade virtual utilizando objetos reais. Por fim, o trabalho se mostrou de grande importância para o desenvolvimento científico devido a pouca exploração do conceito da interface de usuário tangível, pois, gerou uma aplicação que poderá ser estendida para outros trabalhos que utilizam Realidade Aumentada ou interface tangível como foco da aplicação. Pode ser destacado que, por este trabalho ter sido desenvolvido com o Unity e Vuforia, demonstra a facilidade de gerar o aplicativo para outras plataformas, como por exemplo, o iOS ou PC. Tendo como base o estudo realizado, outros trabalhos poderão ser desenvolvidos a partir dos conceitos apresentados neste trabalho. Com o trabalho desenvolvido, é possivel o desenvolvimento de aplicações para modelagem de objetos tridimensionais ou modelagem de plantas de imóveis.