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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Jean Carlos Selzer
Título: Sistemas de Informação Aplicado a Administração de Vendas por meio da Internet Utilizando Data Mart
 
Introdução:
Em um mercado cada vez mais competitivo com clientes cada vez mais exigentes e conscientes de seu papel, torna-se tarefa difícil permanecer no mercado com sucesso. Para tanto, as empresas precisam agir de forma pró-ativa em relação ao cliente, conhecendo suas preferências e oferecendo-lhe atendimento, serviços e produtos de qualidade. Para estar à frente de seus concorrentes e garantir uma fatia do mercado, os administradores não dispõem de muito tempo, tendo que tomar suas decisões de forma rápida e precisa. A base que possibilita ao administrador uma tomada de decisão acertada, é a informação. De acordo com Rezende (2000), a informação propicia à empresa, conhecimento de si mesma e de sua estrutura de negócios, facilitando o planejamento, a organização, a gestão e o controle dos processos. O administrador precisa estar muito bem informado sobre vários aspectos como concorrentes, avanços tecnológicos, economia, tendências de mercado, mas principalmente manter controle sobre as informações internas de sua organização. O departamento de vendas ocupa posição de destaque nas empresas, é um importante instrumento de comunicação com o mercado, com o qual a empresa conta para a geração de recursos (Las Casas, 1993). Portanto, para atingir seus objetivos, uma organização depende muito de suas vendas. Para gerenciar o departamento de vendas, o gerente precisa de informações atualizadas, seguras, precisas e que cheguem rapidamente às suas mãos. Precisa acompanhar sua equipe de vendas, o atingimento das quotas, o cumprimento dos prazos de entrega, volume de vendas por região, por representante entre outros. A falta de informações muitas vezes faz com que as decisões sejam tomadas baseadas em suposições, podendo trazer inúmeros prejuízos à empresa, impedindo o fechamento de lucrativos e importantes negócios. Por outro lado, a informação utilizada como recurso estratégico pode tornar-se um grande diferencial diante dos concorrentes. Porém, por se tratar de um volume muito grande de informações, não é possível ao administrador ter conhecimento aprofundado sobre todos os aspectos. Ele deve estar a par das informações mais relevantes, de forma resumida e de fácil visualização. Com o propósito de suprir essas necessidades de informações, surgiram os sistemas de informação. De acordo com Prates (1999), um sistema de informação deve apresentar informações claras, sem interferência de dados que não são importantes, e deve possuir um alto grau de precisão e rapidez. Segundo Rodrigues (1996), os sistemas de informação foram divididos de acordo com as funções administrativas, resultando na criação de vários sistemas para auxiliarem os executivos nos vários níveis hierárquicos, a tomarem decisões. Os sistemas de informação de suporte à tomada de decisão (SSTD) são voltados para administradores, especialistas e responsáveis pela tomada de decisão. De acordo com Dalfovo (1998), os SSTD possuem acesso rápido, são interativos e orientados para ação imediata. Têm como principais características sua flexibilidade e respostas rápidas, além de serem instrumentos de modelagem e análise sofisticados. Com a evolução da tecnologia de informação e o crescimento do uso de computadores conectados através das redes, a grande maioria das organizações está utilizando sistemas informatizados para realizar seus processos mais importantes, o que com o passar do tempo acaba gerando uma enorme quantidade de dados relacionados aos negócios, mas não relacionados entre si. Uma das técnicas utilizadas para auxiliar os administradores na tomada de decisão é o Data Warehouse. O Data Warehouse é um banco de dados especializado que gerencia o fluxo de informações a partir dos bancos de dados corporativos e fonte de dados externa à empresa. Segundo Inmon (1997), Data Warehouse é um conjunto de dados orientados por assuntos, integrados, variáveis com o tempo e não voláteis, para dar suporte ao processo gerencial de tomada de decisão. Juntamente com o Data Warehouse é possível utilizar técnicas e ferramentas de análise de dados como o OLAP - On Line Analytical Processing (Processo analítico on line). O objetivo de aplicações OLAP é permitir ao usuário comparar os dados de qualquer parte do negócio com os de qualquer outra e definir novas análises, conforme a necessidade, sem precisar acessar vários bancos de dados. Segundo Kimball (1998), OLAP é uma tecnologia projetada para permitir acesso e análise multidimensional sobre os vários níveis de negócio da empresa. A implantação de um Data Warehouse requer tempo e dinheiro, por isso, muitas organizações têm optado em implantar um Data Mart. Segundo Harrison (1998), um Data Mart é um Data Warehouse simples, que pode atender às necessidades de um departamento ou focalizar um conjunto estreito de tópicos comerciais. Os administradores precisam que as informações estejam disponíveis de forma flexível, podendo acessá-las a qualquer hora e em qualquer lugar. Para tanto, o uso da rede mundial de computadores (Internet), torna-se um grande aliado e facilitador para o acesso a essas informações. Existem várias tecnologias para tornar possível o acesso às informações contidas nos bancos de dados por meio da Internet, entre elas encontra-se o Microsoft Active Server Pages (ASP), que é um ambiente de programação por scripts no servidor que permite a criação e a execução de aplicativos para servidores Web. Com a aplicação desses conceitos e tecnologias - SSTD, Data Mart, OLAP, Internet e ASP – um sistema de informação permite aos administradores da área de vendas, obter uma visão integrada da área comercial, possibilitando uma tomada de decisão baseada em informações relevantes relacionadas aos clientes, pedidos, produtos e representantes, apresentadas de forma on-line, através dos recursos e facilidades da Internet.