Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Conclusão
 
 
Acadêmico(a): Jean Carlos Selzer
Título: Sistemas de Informação Aplicado a Administração de Vendas por meio da Internet Utilizando Data Mart
 
Conclusão:
A área de vendas requer atenção especial devido à sua grande importância dentro da organização, pois está diretamente ligada ao sucesso dos negócios. De maneira geral os sistemas em funcionamento nas organizações estão voltados para os processos e não disponibilizam informações que dêem suporte ao processo de tomada decisão. Os administradores precisam de informações confiáveis, recebidas em tempo hábil, pois ganhar tempo pode significar um passo à frente do concorrente. O sistema desenvolvido se caracteriza como um SSTD por apresentar as seguintes características: a) pode ser utilizado na resolução de problemas menos estruturados e menos especificados e auxiliar ao administrador a decidir por exemplo, se mantém ou não um determinado produto no mercado, que não esteja atingindo o objetivo de vendas; b) oferece suporte para vários níveis dentro da organização, desde executivos a gerentes, bem como para um único indivíduo ou para grupos de indivíduos; c) possui interface amigável, fortes capacidades gráficas e interativas, tornando-se assim de fácil utilização; d) tende a melhorar a efetividade das decisões do administrador (à medida que disponibiliza informações precisas e de forma rápida). A aplicação de um SSTD juntamente com Data Mart teve como objetivo disponibilizar ao administrador da área de vendas, informações sobre os principais assuntos dessa área, de forma resumida, flexível, com fácil visualização e utilização e disponível a qualquer hora por meio da Internet. Utilizando-se dessas informações o administrador terá apoio para tomar suas decisões, planejar seus objetivos e estabelecer as estratégias para alcançá-los. Como o sistema desenvolvido foi aplicado à uma área específica da empresa, a construção de um Data Mart se mostrou uma forma eficiente de armazenamento. Foram armazenadas somente dados sobre os temas específicos de vendas (clientes, pedidos, representantes), a base não é volátil e possui o elemento tempo, permitindo um enfoque histórico às consultas. Foi utilizada a estrutura junção em estrela, proposta por Inmon (1999), possibilitando ao usuário analisar as informações sobre diferentes dimensões. O ambiente de programação ASP atendeu às necessidades de implementação, tendo em vista os objetivos do trabalho. Em conjunto com a ferramenta HannengCharts permitiu disponibilizar as informações de forma gráfica, conferindo simplicidade e clareza às consultas. Em relação ao principal objetivo deste trabalho, desenvolver um sistema de informação de suporte à tomada de decisão, aplicado à administração de vendas, disponibilizando o acesso à informações sobre clientes e pedidos por meio da Internet, utilizando Data Mart, e também aos objetivos específicos, conclui-se que foram alcançados, pois o sistema apresenta informações importantes aos administradores da área de vendas, com efetivo auxílio ao processo de tomada de decisão.