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Introdução
 
 
Acadêmico(a): Juan Paulo da Rocha
Título: Sistema gerenciador de uma central de serviços
 
Introdução:
A tecnologia está presente na vida das pessoas. Mesmo havendo problemas na questão de privacidade, a tecnologia proporciona mais comodidade, permite o acesso mais fácil à informação, aumenta o bem estar pessoal além de auxiliar em diversas tarefas diárias (PUCCI, 2010). Ou seja, a tecnologia tem como objetivo tornar a vida das pessoas melhor.
Dispositivos móveis são uma das tecnologias que servem parar auxiliar as pessoas nos seus afazeres diários, dando praticidade e comodidade às mesmas. São inúmeros aplicativos criados atualmente para as mais diversas atividades. A plataforma de desenvolvimento mobile que possui o sistema operacional Android é uma das mais difundidas no mercado, contando com 1.43 milhões de aplicativos disponíveis. Não bastando isso, registrou um crescimento de 40% na quantidade de aplicativos para a plataforma no ano de 2014 (POZZEBON, 2015).
Atualmente, empresas que utilizam Android no seu ambiente corporativo possuem diferenciais que auxiliam na troca de informações internas, por exemplo, porcionando mais segurança na transição das mesmas. Além das funcionalidades existentes para empresas, a Google, que atualmente desenvolve a plataforma, planeja simplificar ainda mais a gerência de aparelhos com Android em empresas, assim como adicionar mais recursos (ZARATIN, 2014).
Além do uso interno, empresas que utilizam da tecnologia de dispositivos móveis para poderem manter um contato maior com seus clientes podem vir a ter uma elevação tanto organizacional quanto de lucros. Ter um contato maior com a clientela permite entender melhor quais as necessidades e os desejos da mesma. Segundo Ferreira (2012), “uma empresa que não se comunica com rapidez pode estar em desvantagem caso sua concorrente faça bom uso dos aplicativos que facilitam a tomada de decisão e tornam os processos mais ágeis”.
Existem aplicativos disponibilizados com o objetivo de auxiliar empresários na gestão de seus negócios, como por exemplo o Clear, um aplicativo organizador de tarefas que possui uma interface que facilita na hora de adicionar uma tarefa. Há também aplicativos que já são conhecidos de muitos usuários desktop, como é o caso do Dropbox, que é uma pasta virtual para armazenamento de dados, onde o usuário pode salvar arquivos pelo aplicativo, acessá-los e modificá-los a qualquer momento. (FERREIRA, 2012).
Dessa forma o gerenciamento de atividades, sejam elas genéricas ou específicas, pode ser auxiliado com a utilização de aplicativos para dispositivos móveis, observando que o sistema operacional Android, segundo Hamann (2014), “é o sistema operacional mais utilizado em portáteis. Hoje existem mais de 1 bilhão de aparelhos ativos [...]”. Tendo como base um caso de gerenciamento mais restrito, como o de prestadoras de serviço com seus agendamentos de horários, o uso de um aplicativo que auxiliasse na realização dos agendamentos e na gerência dos mesmos poderia vir a ser útil. Afinal, agendamentos realizados manualmente em papel pelo prestador do serviço ocasionalmente podem gerar extravio de informações e outros tipos de erros ou equívocos. Com base nesses dados, foi desenvolvida uma ferramenta que auxilie prestadoras de serviços a gerenciar seus agendamentos de horários para com seus clientes.