Informações Principais
     Resumo
     Abstract
     Introdução
     Conclusão
     Download
  
  
  
 
Introdução
 
 
Acadêmico(a): Arthur Henrique Eggert
Título: Visedu – Química: visualizador de material educacional, módulo de Química
 
Introdução:
Atualmente a humanidade vive em processo acelerado de modificações e rupturas, que
se reflete em todos os setores da sociedade. Assim sendo, a educação e a informação assumem
papel significativo neste processo (CARVALHO, 1997). Segundo Silva (2011), das
disciplinas ministradas tanto no ensino fundamental como no ensino médio, a química é
citada pelos alunos como uma das mais difíceis e complicadas de se estudar, e que sua
dificuldade aumenta por conta de ser abstrata e complexa.
Percebe-se que os alunos muitas vezes não conseguem aprender, por falharem em
associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-os desinteressados pelo tema
(NUNES; ARDONI, 2010). No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de
forma interdisciplinar, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos (LOBATO,
2007).
O uso da informática por professores e alunos ajuda a disseminar oportunidades e
estimula-os em extrair e aproveitar o máximo de seus talentos naturais, desenvolvendo a
consciência histórica, compreendida enquanto o domínio progressivo e científico
(VINCINGUERA, 2002). Com a expansão da internet em escala mundial, passou-se a
analisar o potencial de seus recursos para o enriquecimento das técnicas educacionais
conhecidas até o momento (BAPTISTA, 2004).
Citam-se como principais facilitadores de acesso à internet os navegadores, que devido
a sua evolução nos últimos quinze anos, rodam em diversos tipos de hardware, de
computadores a celulares e tablets. Os documentos são geralmente escritos utilizando Hyper
Text Markup Language (HTML), o que permite incorporar links para outros documentos ou
para lugares diferentes do mesmo documento (GROSSKURTH; GODFREY, 2006).
De forma mais atual verifica-se que os navegadores também permitem a criação de
representações em um ambiente 3D utilizando recursos gráficos da Graphics Procesing Unit
(GPU) e com auxilio da Application Programming Interface (API) WebGL (DIRKSEN,
2013). Em particular usando o HTML, versão cinco (HTML5), que pode ser considerado o
mais recente padrão para HTML. Trata-se de uma cooperação entre o World Wide Web
Consortium (W3C) e a Web Hypertext Application Technology Working Group (WHATWG).
Foi especialmente concebido para proporcionar um conteúdo rico, sem a necessidade de plugins
adicionais. A versão atual oferece desde animações para gráficos, músicas para filmes e
também pode ser usado para construir aplicações web. Os principais navegadores (Chrome,
Firefox, Internet Explorer, Safari e Opera) suportam as novas APIs e os novos elementos do
HTML5, e continuam a adicionar os novos recursos a suas últimas versões (W3SCHOOLS,
2015).
Diante do exposto acima, verifica-se que a necessidade de ferramentas dinâmicas para
o auxilio da educação são mais que necessárias, tanto para os alunos como para os
professores. Motivado por este fator, neste trabalho é desenvolvido o aplicativo VisEdu-
Química para a plataforma web. O aplicativo explora diversos recursos dos navegadores
modernos para tornar a experiência do usuário mais interativa. As principais funcionalidades
desenvolvidas se dão pela validação da fórmula química utilizada, assim como a validação
das moléculas desenhas e a geração de uma visualização tridimensional da molécula.